A apreensão de mais de 4,9 toneladas de drogas, 121 toneladas de cigarros, 254 munições, 76 embarcações, 51 veículos irregulares e 551,9 m³ de madeira estão entre os resultados do primeiro trimestre deste ano da Operação Ágata. A iniciativa, deflagrada pelas Forças Armadas em apoio aos órgãos de Segurança Pública, combate delitos nas faixas de fronteira, tanto terrestre quanto marítima.
Os dados, assim como o planejamento para o terceiro trimestre de 2021, foram apresentados em reunião no Ministério da Defesa. A ocasião contou com participação do Ministro, Walter Souza Braga Netto, que ressaltou a importância do trabalho interagências na Operação. O Coordenador da Ágata no Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Capitão de Mar e Guerra Francisco Lemos Júnior, presidiu o encontro, realizado entre os dias 27 e 29 de abril.
Estiveram presentes representantes do Comando de Operações Navais, do Comando de Operações Terrestres, do Comando de Operações Aeroespaciais, dos Comandos Militares da faixa de fronteira terrestre e dos Distritos Navais das faixas de fronteira terrestre e marítima.
Participaram do encontro ainda integrantes de agências de segurança pública, como do Departamento de Polícia Federal, da Secretaria de Receita Federal, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria de Operações Integradas, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, da Agência Brasileira de Inteligência, da Força Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.