Entre os dias 23 a 26 de março, o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte (Exército), pelo 4º Distrito Naval (Marinha) e pela Ala 9 (Força Aérea), apoiou a logística de fiscalizações em madeireiras no município de Tucuruí.
As ações ocorreram em dez serrarias e resultaram na aplicação de quase R$ 2 milhões em multas e na apreensão de um total de 2.762,17 m3 de madeira, sendo 2.217,67 m3 de toras, 256 m3 de madeira serrada e 288,5 m3 de resíduo florestal. Os locais estavam sendo investigados pelo armazenamento e beneficiamento de madeira extraída de forma ilegal. As apreensões ocorreram no contexto da Operação Verde Brasil 2, que tem o objetivo de combater crimes e delitos ambientais na Amazônia Legal.
A missão ocorreu em coordenação com a Polícia Federal, a Polícia Militar do Estado do Pará, o IBAMA e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tucuruí, com auxílio do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva (23º Esq Cv Sl) e do 2º Batalhão de Aviação do Exército. Militares do 23º Esq Cv Sl auxiliaram na logística e segurança das ações de apreensão e transporte de madeira em situação irregular. Nessa operação, foram empregados quarenta militares, duas motocicletas e sete viaturas táticas leves.