Um submarino japonês colidiu com um navio comercial enquanto tentava emergir na costa do Pacífico do país nesta segunda-feira (8), disseram autoridades governamentais.
Três membros da tripulação do submarino da Força de Autodefesa Marítima Soryu sofreram ferimentos leves, e as fotos da Guarda Costeira japonesa mostraram que o veículo sofreu danos a seus aviões fairwater (aviões de mergulho), as estruturas em forma de asa em sua torre de comando.
O Soryu, comissionado em 2009, é o primeiro em sua classe de submarinos elétricos a diesel japoneses. Ele desloca cerca de 3.000 toneladas e tem uma tripulação de cerca de 65 pessoas.
O Ministério da Defesa disse que o equipamento de comunicação do submarino também foi danificado, embora ainda possa operar.
"Soryu raspou o casco do navio enquanto ele voltava à superfície. É extremamente lamentável que o submarino MSDF tenha colidido com um navio comercial", disse o ministro da Defesa, Nobuo Kishi.
O acidente ocorreu na ilha principal de Shikoku, no sul do Japão, disse o Ministério da Defesa.
O navio comercial não relatou danos, acrescentaram oficiais da Guarda Costeira. A mídia japonesa informou que o navio pode ter sido o Ocean Artemis, um graneleiro com bandeira de Hong Kong.
Bradley Martin, analista da RAND Corp e ex-capitão da Marinha dos EUA que analisou as imagens dos danos, disse que o impacto provavelmente restringirá as capacidades do submarino.
“Eu não chamaria o dano de 'menor'. O submarino não pode mergulhar e não pode se comunicar ", disse Martin em um e-mail para a CNN.