A Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL®, Empresa Estratégica de Defesa e Segurança desde 1808, juntou-se aos esforços da Força Terrestre para concretizar o Projeto Combatente Brasileiro (COBRA), Soldado do Futuro, formulando soluções que contemplam as três necessidades do combatente moderno: a LETALIDADE, a SOBREVIVÊNCIA e o COMANDO e CONTROLE.
No que tange à necessidade LETALIDADE, a IMBEL® participa do projeto com a dotação de armamento leve, com destaque para os fuzis de assalto nos calibres 5,56 mm e 7,62 mm da família IA2, e as pistolas calibre 9 mm, além das facas de Campanha IA2 e AMZ.
Quanto ao COMANDO e CONTROLE, o Projeto COBRA IMBEL® foca no desempenho do combatente brasileiro nos mais desafiadores ambientes por meio Transceptor Portátil Pessoal TPP-1400 é o elemento central do COBRA IMBEL®, garantindo a comunicação segura na ausência de infraestrutura.
Em uso com o Transceptor, o Computador Tático de Vídeo CPV-1410 é capaz de receber e processar para transmissão de fotos e vídeos, e o Visor Tático Remoto VRT-1410 permite o envio e a visualização de informações estratégicas, promovendo a consciência situacional com baixíssimo consumo de energia.
O projeto COBRA IMBEL® conta, ainda, com opções de headsets, soluções de carregamento e energia.
Clique para expandir a imagem
A Central de Interoperabilidade Modular CIM-2000 simplifica a solução de interoperabilidade em um equipamento compacto, capaz de processar e rotear dados e áudio. A CIM-2000 possui um módulo UHF compatível com o TPP-1400, permitindo a recepção de informações das tropas em operações por áudio, mensagens de texto, captura de imagens ou dados de GPS, com o intuito de centralizar, analisar e retransmitir os dados importantes ao Comando e Controle.
O próximo passo, no sentido do melhor desempenho no combate, surge por meio de uma parceria entre a IMBEL® e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Com ela, as capacidades do Projeto COBRA IMBEL® devem ser integradas ao Uniforme Inteligente, projeto que propõe tecnologias inovadoras em design, materiais e sensores de parâmetros biomédicos.
A integração deve permitir que os dados sensoriados sejam processados e transmitidos mediante o uso dos produtos COBRA, promovendo, assim, uma solução completa para o monitoramento das condições dos combatentes em operações. de uma linha de produtos de comunicação pensados para o uso individual, totalmente alinhada com os Requisitos Operacionais, Técnicos, Logísticos e Industriais da Força Terrestre.
Ao mesmo tempo que atende às necessidades do combatente, promove a autonomia tecnológica do país nessa importante área estratégica através do fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança.
Clique para expandir a imagem
Matérias Relacionadas
ABDI entrega para Exército Brasileiro 950 unidades dos Uniformes Inteligentes
CSTM – ABDI apresenta projeto de Uniforme Inteligente
ABDI – Projeto Uniforme Inteligente
BR-FR – Ministro da Defesa francês finaliza contratos no Brasil
ABDI – Forças operacionais terão uniformes inteligentes
RATNIK o Soldado do Futuro da Rússia
Projeto estratégico do Exército Brasileiro busca obter plena capacidade operacional
FN MINIMI – EB aposenta o FAP e adota a FN Mini Mitrailleuse