Floresta (PE) – No período de 26 de novembro a 2 de dezembro, foi realizada a Operação Oásis (Op Oásis) conduzida pela 7ª Região Militar / 7ª Divisão de Exército (7ª RM / 7ª DE), que foi iniciada com deslocamento da tropa, concentração na região do exercício e mobilização da Companhia de Guarda Territorial.
As tropas foram deslocadas para as áreas da Operação, que abrangem os municípios de Cabrobó, Salgueiro, Belém do São Francisco, Floresta e Nova Petrolândia, no Estado de Pernambuco, e o município de Paulo Afonso, na Bahia. Além dessas áreas, foram realizadas atividades nos eixos norte e leste da transposição do Rio São Francisco. A região da Op Oásis é caracterizada pelo clima semiárido e vegetação rasteira, típicos da Caatinga.
Cumprindo o Programa de Instrução Militar Anual do Exército Brasileiro, a Operação Oásis foi um exercício de adestramento avançado, que teve por finalidade orientar o planejamento, a preparação e a execução da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados. Essa Operação visa também promover ações cívico-sociais, como atendimento médico, odontológico, emissão de documentos, entre outras atividades voltadas para o apoio às populações locais.
Fonte: EB