Mariana Alvarenga
Cuidar do meio ambiente é tarefa de todos. Além do cuidado de cada um nessa preservação, é preciso estar atento, para que terceiros não abusem da natureza de forma irresponsável. Para possibilitar a interação entre sociedade e órgãos de fiscalização no combate a ilícitos ambientais, o Ministério da Defesa, por meio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva – Brigada Príncipe da Beira, criou o aplicativo Guardiões da Amazônia.
Disponível para sistema Android, a plataforma permite registrar denúncias de ilícitos na Floresta Amazônica, como desmatamentos, queimadas e garimpos ilegais. Essas queixas podem ser feitas de forma anônima, bastando postar as fotos, observações e localização geográfica do local da denúncia. Após enviadas, os órgãos envolvidos vão apurar as denúncias.
Além disso, o aplicativo também dispõe de informações de Focos de Calor geradas por satélites. Este recurso pode ser muito útil para órgãos como o Corpo de Bombeiros. É formado por duas partes: Aplicativo Móvel, para uso da população, e Módulo Web, restrito aos órgãos de fiscalização, a fim de que possam acessar as denúncias feitas pelos usuários, as informações sobre focos de calor recebidas via satélite, e os alertas de desmatamentos, relatórios e gráficos.
O Guardiões da Amazônia foi desenvolvido no contexto da Operação Verde Brasil 2, coordenado pelo Ministério da Defesa, com o objetivo de reprimir delitos ambientais na Amazônia Legal.
Os aplicativos estão disponíveis para download em: