Rio de janeiro, RJ – No dia 30 de julho de 2020, o líder do Governo na Câmara, o Deputado Federal e Major Forças Especiais (FE) na reserva não remunerada do Exército Brasileiro Vitor Hugo de Araújo Almeida (PSL/GO), visitou o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, o Lendário Batalhão Tonelero e permaneceu no período da manhã e da tarde.
O mesmo foi recepcionado pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (Com FFE), o Vice-Almirante Armando Nery Soares e pelo comandante do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, o Capitão de Mar-e-Guerra (FN) Comandos Anfíbios Adilson Cappucci Junior.
Na oportunidade o líder do governo almoçou, palestrou, visitou as instalações, e observou em loco os 15 paraquedas de salto semiautomático que foram adquiridos através de emendas impositivas individuais do parlamentar no valor de R$ 200.000,00 além de ter presenciado uma demonstração de retomada de instalação e resgate de reféns do Grupo Especial de Retomada e Resgate (GERR/OpEsp) conduzido pela 3ªCiaOpEsp.
Deputado Vitor Hugo observou em loco os 15 paraquedas de salto semiautomático que foram adquiridos através de emendas impositivas individuais do parlamentar no valor de R$ 200.000,00.
Deputado Vitor Hugo usa o "Simulador de Navegação de Paraquedas de Velame Aberto". É um sistema de realidade virtual que foi desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais.
Em determinado momento o Deputado Federal proferiu uma visão geral da condução das Operações Especiais no Brasil em palestra no salão nobre do BtlOpEspFuzNav, composta por inúmeros slides e gráficos no qual foram abordados temas de caráter tático e estratégico reservados exclusivamente aos Comandos Anfíbios e autoridades militares presentes.
A sua visita oficial se faz necessária pôr o mesmo ser o presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Operações Especiais no Brasil, e também será o representante parlamentar para junto a OTAN, no qual foi o autor do Projeto de Resolução (PRC) 49/2019, que cria o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-OTAN, além de ser integrante da Rede Parlamentar Global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos quais temas como segurança, defesa e desenvolvimento econômico e social se mesclam.
Uma exibição das armas usadas pelo Batalhão Tonelero
O líder do governo, juntamente com outros 250 Deputados Federais formam uma comissão voltada para a Defesa Nacional, e por conta dessa peculiaridade sensível e das características da tipologia criminal presente no Estado do Rio de Janeiro, durante a sua permanência na cidade do Rio de Janeiro a sua integridade física fora coordenada pelo Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro e planejada e executada pelos Comandos Anfíbios (ComAnf).
Deputado Vitor Hugo troca idéias após demonstração de retomada de instalação e resgate de reféns do Grupo Especial de Retomada e Resgate (GERR/OpEsp) conduzido pela 3ªCiaOpEsp
ADSUMUS
Comandos Anfíbios.
Matérias Relacionadas
CmdoCjOpEsp – Proposto o Comando Conjunto de Operações Especiais Outubro 2019 DefesaNet Link
Matérias sobre SOF brasileiras:
EXCLUSIVO – Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp)
Fuzileiros Navais – 05 SET 2019
MB – Portaria 232 – Comando Naval de Operações Especiais
COMANDO DA MARINHA GABINETE DO COMANDANTE
As tropas de elite das Forças Armadas do Brasil
Interessante nota do Portal do Brasil do governo tratando das SOF Brasileiras.
SOF DefesaNet 2014
Gen Arruda – Comando de Operações Especiais – Entrevista Exclusiva
SOF – DefesaNet 2014
– GRUMEC realiza adestramentos com equipe SEAL da Marinha dos Estados Unidos da América (Link)
– Brigada de Infantaria Paraquedista realiza infiltração noturna durante a Operação Laçador (Link)
– Operações Especiais do Exército realizam treinamento na Operação Laçador (Link)
– Preparação de equipes de alta performance sob estresse (Link)