A era digital já chegou a todo o mundo. Antes, todos os documentos de uma organização eram escritos ou impressos em papel e armazenados em pastas ou arquivos, demandando maior tempo, espaço e risco de perda. Buscando oferecer aos seus usuários um serviço moderno, com maior praticidade e menos burocratização, o Exército Brasileiro, por intermédio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), deu um grande passo no último dia 30 de junho, lançando o Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp).
Decorridos 23 dias desde o início do projeto-piloto, que foi lançado na 1ª, 2ª e 11ª Regiões Militares (RM), o primeiro usuário, vinculado à 2ª RM, teve a oportunidade e a comodidade de emitir seu Certificado de Registro de Pessoa Física (CRPF) em formato digital, por meio do SisGCorp.
Ele deu entrada ao processo no dia 1º de julho deste ano e enviou toda a documentação por meio do novo sistema, sem precisar sair de casa. Após o processo ter sido submetido à análise e estando de acordo com a legislação em vigor, o usuário recebeu por email a confirmação de que seu CRPF já estava disponível no portal SisGCorp, podendo utilizá-lo no próprio celular, dispensando totalmente a utilização de papel.
Durante os últimos três anos, todos os envolvidos estiveram empenhados para que o projeto desta plataforma digital se tornasse realidade. Hoje, é disponibilizado ao usuário um sistema totalmente informatizado e alinhado às tecnologias mais recentes, por meio de uma interface amigável, tornando mais céleres e seguras as tarefas demandadas por aqueles que desejam utilizar e adquirir Produtos Controlados pelo Exército (PCE).
Funcionalidade do Sistema antes da implementação do SisGCorp
Para se obter o Certificado de Registro (CR), o interessado precisava agendar o atendimento e se deslocar à SFPC de vinculação para entregar a documentação física. Após todo esse processo, ele aguardava o trâmite de análise. Sendo aprovado, tinha que esperar o documento chegar à sua residência via Correios, o que poderia demorar bastante tempo.
Após a modernização do Sistema
O SisGCorp tem permitido ao usuário lançar seus dados e anexar todos os documentos necessários diretamente na plataforma. Todo o sistema está interligado com diversas bases de dados do governo federal, por meio do Portal Gov.br. Após o preenchimento das informações, o próprio sistema gera uma Guia de Recolhimento da União (GRU), cuja confirmação de pagamento é feita de forma automática pelo sistema. Ao final, é disponibilizada por email a informação que o processo foi concluído com sucesso, podendo o usuário acessar o sistema e obter seu novo documento digital no portal SisGCorp.