A Helvetic Airways assinou um contrato com a Embraer para converter quatro de seus pedidos firmes remanescentes para a aeronave maior da família E2, o E195-E2.
O pedido original, para 12 aeronaves E190-E2, com direitos de compra para outros 12 e de conversão para o E195-E2, foi anunciado em setembro de 2018. Até agora, a Embraer entregou cinco E190-E2s à Helvetic Airways e as entregas das sete aeronaves, incluindo os quatro E195-E2, serão concluídas antes do final de 2021, sendo a maioria no primeiro semestre de ano.
O pedido firme restante, para a entrega das sete aeronaves, tem valor de US$ 480 milhões com base nos atuais preços de lista. Com todos os direitos de compra sendo exercidos, o contrato tem um valor total de US$ 1,25 bilhão.
Com o objetivo de diversificar a capacidade da frota, a Helvetic Airways configurará o E195-E2 com 134 assentos em classe única, enquanto seus E190-E2 têm 110 assentos. Isso permitirá à companhia alterar as ofertas para companhias aéreas e outros clientes e atender à demanda atual de passageiros para cada missão – muito útil no atual momento, em que a demanda está tendo flutuações significativas.
Essa capacidade de ajustar o tamanho correto de avião para atender à demanda é possível operacionalmente graças à comunalidade do cockpit padrão do E2, que permite que as tripulações operem todos os modelos de E2.
O novo E195-E2 oferece mais capacidade, é mais sustentável e silencioso. A aeronave consome 10% menos combustível por voo, emite 30% menos CO2 por passageiro e é 48% mais silenciosa do que o E190 que substituirá na frota da Helvetic.
Segundo Tobias Pogorevc, CEO da Helvetic Airways, “O Embraer E195-E2 consegue um bom equilíbrio entre capacidade de assentos, alcance, consumo de combustível e operação ambientalmente amigável. Com capacidade entre 120 e 150 assentos, praticamente não tem concorrentes no segmento de aeronaves regionais. Operar uma única frota – em termos de cockpit – com capacidades variadas de assentos nos permitirá expandir a flexibilidade operacional e a autonomia de nossa organização.”
“A Helvetic Airways possui como cultura o alto desempenho e já consegue fornecer maior eficiência de combustível e emissões com seus E2 atuais do que o anunciado pela Embraer; e o E2 já é a família de aeronaves de corredor único mais eficiente do mercado”, disse Martyn Holmes, vice-presidente da Embraer Aviação Comercial para Europa, Rússia e Ásia Central.
“Inovadoras e bem-sucedidas companhias aéreas que operam nossas aeronaves são a melhor propaganda. Agora atuando para garantir a melhor diversidade de capacidade para sua frota, ajudaremos a Helvetic Airways a ter ainda mais sucesso, mesmo nestes tempos desafiadores.”
Por quase duas décadas, a inovadora família de E-Jets da Embraer tem transformado a aviação comercial. Esta é a linha de jatos de passageiros de maior sucesso da indústria projetada especificamente para o segmento de 70 a 150 assentos.
O programa registrou mais de 1.900 pedidos até hoje, de mais de 100 clientes. Mais de 80 companhias aéreas voam atualmente com E-Jets da Embraer. A frota global de E-Jets acumula mais de 30 milhões de horas de voo, com uma taxa média de conclusão de missão de 99,9%. Os versáteis aviões estão voando com companhias aéreas regionais, de baixo custo e tradicionais.