No dia 23 de junho, o 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS) coordenou uma atividade de preparação para combate de incêndios florestais na selva amazônica, como parte das ações da Operação Verde Brasil 2. A atividade foi conduzida pelo Pelotão do Corpo de Bombeiros de Tefé, com instruções teóricas e práticas, e teve a participação de outras Organizações Militares da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), que compõem a Força-Tarefa Combinada Integrada (FTCI) Solimões.
A Operação Verde Brasil 2 é de iniciativa do Governo Federal, sendo coordenada pela Vice-Presidência, promovendo ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionadas ao desmatamento ilegal e aos focos de incêndio na Amazônia Legal.
No dia 6 de maio de 2020, foi publicado o Decreto Presidencial que autorizou o emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), tendo seu prazo prorrogado por meio de novo Decreto, em 10 de junho de 2020. A determinação prevê ações na Faixa de Fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da Amazônia Legal.