Gazeta do Povo
com informações da Tribuna do Paraná
Uma manifestação com pelo menos mil pessoas causou estragos em Curitiba na noite desta segunda-feira (01JUN2020). No Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, manifestantes arrancaram e queimaram a bandeira do Brasil, que fica hasteada a 30 metros de altura, e também picharam um dos muros em frente ao Palácio. Depois, parte das pessoas seguiram rumo ao Centro e destruíram vidros de tubos (paradas) de ônibus, do Fórum Cível, do Shopping Mueller e de agências bancárias.
Agora os "antifa" estão agindo em Curitiba, neste momento pic.twitter.com/kYNxSjQ5Ei
— Tuktuku (@Tuktuku3) June 2, 2020
A PM passou a reprimir os atos de vandalismo com balas de borracha e bombas de efeito moral. O grupo inverteu o rumo da caminhada e voltou a se dirigir para o Centro. Moradores das imediações ficaram tensos com a quantidade de bombas. “É muita bomba. Estou muito nervosa”, disse uma moradora de um prédio na Rua Treze de Maio que não quis se identificar.
Os manifestantes correram, então, em direção à Praça Tiradentes. Os PMs acompanharam de perto, dispersando qualquer aglomeração. No confronto, a polícia usou cassetetes para dispersar os manifestantes.
??Isto aqui é o que que a Globo chama de manifestação DEMOCRÁTICA .. *ANTIFA* (que nem sabem o que é fascismo) queimando a bandeira da pátria e destruindo Curitiba com pau e pedra. pic.twitter.com/sOze0t3tdH
— RedPill (@Redthepill) June 2, 2020
Em nota, a prefeitura de Curitiba informou que, em equipamentos públicos do município, houve registro de danos em algumas estações-tubo na região do Centro Cívico e pontos de mobiliário urbano na Praça Tiradentes e na Travessa Nestor de Castro. Um levantamento completo será feito e divulgado nesta terça-feira (2).
Três policias militares fazem a proteção da porta principal do Palácio Iguaçu durante a ação e solicitaram reforço no local. O Paraná Portal obteve informação que 20 viaturas foram atrás do grupo. A tropa de choque também foi acionada e entrou em confronto com manifestantes no Centro da cidade.
Em Curitiba hoje !
Os manifestantes dizem ser do Antifa. Eles arrancaram uma bandeira do Brasil de um prédio do governo estadual e atearam fogo, segundo a Gazeta do Povo. pic.twitter.com/G1i2jxyMYK
— Jhove Souzameira?? (@jhovesouzameira) June 2, 2020
Na Avenida Cândido de Abreu, agências do Bradesco, da Caixa Econômica e do Itaú foram tiveram vidros quebrados.
Terroristas do grupo ANTIFA INSTAURANDO O CAOS E DESTRUIÇÃO, QUEIMANDO A BANDEIRA NACIONAL E DEPREDANDO O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE CURITIBA, UMA AGRESSÃO À DEMOCRACIA E A ORDEM E NEM UMA VÍRGULA DE REPÚDIO @LRobertoBarroso @alexandre @STF_oficial @RodrigoMaia @davialcolumbre https://t.co/r9CWECcNyF
— Emerson Rodrigues (@Emerdrigues) June 2, 2020
Convocado pelas redes sociais, o ato teve início na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Após a concentração de pessoas, centenas de manifestantes caminharam por cerca de dois quilômetros rumo ao Palácio Iguaçu.
É inaceitável violência ou depredação de patrimônio em protestos. Em vez de atingirem os objetivos propostos, os manifestantes violentos, mesmo minoritários, comprometem a legitimidade do movimento. https://t.co/YM2JciRFpj
— Sergio Moro (@SF_Moro) June 2, 2020