– Comando Militar do Sul
2º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Tiro de Canhão 90mm
São Borja (RS) – Fotos: 01 e 02
No dia 16 de novembro, o Regimento realizou prática de tiro com o canhão 90 mm da viatura blindada de reconhecimento (Cascavel). O efetivo profissional da OM pode aprimorar seus conhecimentos e as técnicas de tiro com o exercício.
– Comando Militar do Sudeste
28º Batalhão de Infantaria Leve – Estágio de Área de Operações Militares em Ambiente Urbano
Campinas (SP) – Fotos: 03 e 04
De 7 a 11 de novembro, o 28º Batalhão de Infantaria Leve realizou o Estágio de Área de Operações Militares em Ambiente Urbano. O estágio reuniu oficiais e sargentos de Organizações Militares do CMSE e teve por finalidade atualizar e padronizar conhecimentos e procedimentos técnicos e táticos a serem utilizados por pequenas frações nas operações militares em ambiente urbano.
– Comando Militar do Oeste
3ª Companhia de Fronteira/Forte Coimbra – Operações no Pantanal
Coimbra (MS) – Fotos: 05 e 06
De 7 a 11 de novembro, a 3ª Companhia de Fronteira realizou um exercício no terreno para adestrar seu efetivo em Operações Ribeirinhas no Pantanal. Foram realizadas uma Marcha para o Combate Fluvial, culminando em um Assalto Ribeirinho e na tomada de uma localidade ribeirinha, e operações de patrulha com pequenos efetivos na Faixa de Fronteira.
9º Grupo de Artilharia de Campanha – Exercício de Adestramento
Nioaque (MS) – Fotos: 07 e 08
De 7 a 10 de novembro, o 9º Grupo de Artilharia de Campanha realizou o adestramento de seus subsistemas, culminando com a realização do tiro com munição 105 mm autoexplosiva e Iluminativa. A Operação foi acompanhada pelo Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General-de-Brigada Jose Carlos Cardoso.
– Comando Militar do Nordeste
14º Batalhão de Infantaria Motorizado – Operação Carcará
Jaboatão dos Guararapes (PE) – Fotos: 09 e 10
De 7 a 10 de novembro, o Comandante do Regimento Guararapes, seu Estado-Maior e uma Subunidade participaram da Operação Carcará 2011. O exercício ocorreu no município de Garanhuns (PE) e foi conduzido pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.
O principal objetivo foi o adestramento das tropas da Brigada. O 14º Batalhão de Infantaria Motorizado atuou como força de manobra da Brigada, realizando um ataque coordenado, sob o monitoramento do Comandante da 10º Brigada de Infantaria Motorizada, General-de-Brigada Manoel Lopes de Lima Neto.