NOTAS COVID DN 02 — 24 Março 2020
Em nota Conjunto do Ministério de Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, ao meio dia de hoje (24MAR2020) foi anunciado que:
Duas aeronaves aeronaves C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira decolaram, nesta terça-feira (24MAR2020) de manhã, do Rio de Janeiro e de Belém, rumo a Cuzco (Peru), a fim de resgatar brasileiros que se encontram isolados naquela cidade.
A operação, determinada pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, é uma ação coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores. O primeiro C-130 da FAB, que decolou do Rio de Janeiro, faz escala em Porto Velho antes de pousar em Cuzco. Já o segundo C-130 da FAB decolou, nesta terça-feira, de Belém para Porto Velho. Na quarta-feira (25MAR2020) de manhã, irão para Cuzco.
As aeronaves têm previsão de chegada ao Brasil na quinta-feira (26MAR2020) à noite, após, aproximadamente, 16 horas de voo. A operação resgatará os brasileiros identificados pela Embaixada do Brasil e que não puderam retornar por outros meios.
Vale ressaltar que também estão previstos voos comerciais partindo de Cuzco e de Lima. Os brasileiros interessados em embarcar nesses voos devem seguir as orientações da Embaixada, publicadas no perfil:
https://www.facebook.com/Embajadadebrasilperu/
O Itamaraty segue em contato com as autoridades peruanas e companhias aéreas sobre a retirada dos brasileiros retidos no Peru e recomenda que os interessados acompanhem as informações no endereço eletrônico acima.
BRAVO FAB
Este é o espírito da Aeronáutica Brasileira que o Brasileiro acostumou a ver: O 22 de Abril, o Correio Aéreo Nacional, etc.
CONTATO
Nota DefesaNet
No primeiro NOTAS COVID ND mencionamos o Editorial FIASCO DE WUHAN. Este título constrangeu a muitos da FAB, em especial os que participaram da Missão de Resgate dos Brasileiros em WUHAN.
O editorial foi escrito antes da Missão ser anunciada e refere-se aos cortes orçamentários, que restringem as aquisições ou evaporam projetos em tempos oportunos e na emergência mostram a relevância de sua falta.
Se o equipamento não está disponível o desprendimento e o dever de Missão Cumprida não faltam aos membros da FAB, para superar as adversidades.
DefesaNet envia o mais caloroso apoio e reconhecimento pela superação dos obstáculos, aos membros da MISSÃO WUHAN
BRAVO FAB
Após o envio do NOTAS COVID DN a FAB divulgou detalhes e fotos da Operação Cuzco
Clique na imagem acima para mais detalhes da Operação Cuzco