Nos dias 11 e 12 de março, a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) sediou a 16ª Reunião da Aliança Regional para a Oceanografia no Atlântico Sudoeste Superior e Tropical (Oceatlan), em Niterói, no Rio de Janeiro.
A Aliança representa o esforço de instituições argentinas, brasileiras e uruguaias, dentre outras atividades, para incentivar e cooperar com estudos destinados à avaliação dos potenciais econômicos e sociais gerados pelos serviços propostos.
Contribui, também, para a formação de capacidades e intercâmbio de conhecimentos entre os participantes, com ênfase no desenvolvimento da Oceanografia Operacional e no fomento ao compartilhamento de análises e informações relacionadas aos oceanos.
A abertura do evento foi feita pelo Diretor de Hidrografia e Navegação, Contra-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que com sua assessoria especializada, recebeu representantes do Servicio de Oceanografía, Hidrografía y Meteorología de la Armada (SOHMA/Uruguai), da Facultad de Ciencias – Universidad de la Republica (Fcien – UdelaR/Uruguai), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Instituto Nacional de Meteorologia, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio Grande, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e do Centro de Hidrografia da Marinha.
Sobre a Oceatlan A Oceatlan foi criada mediante a assinatura de uma Carta de Intenções, em março de 2005 e foi formalmente reconhecida pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco (COI) durante a sua 14ª Assembleia, realizada em Paris, em 2007.
Além dos serviços hidrográficos, outras 13 instituições de pesquisa dos países que a compõem, participam de suas atividades e a área de interesse das pesquisas se estende entre os paralelos de 20?N e 42?S.