O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, lançaram a pedra fundamental das futuras instalações do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) nesta segunda-feira, dia 3, no Campo de Marte, em São Paulo, acompanhados de diversas autoridades civis e militares.
Durante a cerimônia, o Bispo da Região de Santana, Dom Jorge Pierozan, realizou a bênção do local e foi lido o Decreto Canônico do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, declarando São José de Anchieta padroeiro do Colégio Militar de São Paulo.
Em seguida, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, e o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, assinaram o protocolo de intenções que visa à elaboração do projeto básico e executivo do CMSP pela FIESP.
Logo após, o Presidente da FIESP entregou ao Presidente da República os projetos básicos de arquitetura e a maquete do futuro Colégio Militar no Campo de Marte.
Depois da formatura no Campo de Marte, o Presidente da República e o Comandante do Exército assistiram à incorporação dos alunos do CMSP no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), onde o colégio militar funcionará temporariamente até a conclusão das obras de construção do estabelecimento de ensino no Campo de Marte em 2022.
Na oportunidade, os alunos realizaram o juramento e a saudação colegial. Estiveram presentes nas solenidades o Ministro da Educação, Abraham Weintraub; o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; o Ministro da Segurança Institucional, General de Exército Augusto Heleno; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol; e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; entre outras autoridades civis e militares.
Colégio Militar de São Paulo
O CMSP é o 14º colégio militar do país. Quando no Campo de Marte, o colégio contará com dois pavilhões de salas de aula: um para o Ensino Fundamental e outro para o Ensino Médio. T
ambém serão construídos um campo de futebol com pista de atletismo e arquibancada, um parque aquático, um ginásio de esportes, um auditório, salas de judô e esgrima, um refeitório e um pátio de formaturas.