A Marinha do Brasil inaugurou, nesta quarta-feira (15), as novas instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada na Península Keller, na Ilha Rei George, na Antártica. A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, e contou também com a participação do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes; e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; além de outras autoridades civis e militares.
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, destacou, em Ordem do Dia, o 38º aniversário do Programa Antártico Brasileiro, bem como a importância das novas edificações para o Brasil.
“Ferraz, como é conhecida a nossa estação, e que hoje tem suas instalações inauguradas, representa a manutenção da nossa presença ativa e influente na Antártica em nome do Estado brasileiro”.
O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, representando o Presidente Jair Bolsonaro, falou que a ocasião é de júbilo, reconhecimento e homenagem. “Esta inauguração demandou muitos trabalhos, recursos e sacrifícios. Que eles inspirem a continuidade dos esforços dos novos pesquisadores em prol do conhecimento que contribuirá para o desenvolvimento do nosso País”.
Como forma de homenagem, o Vice-Presidente da República realizou a entrega das Cadernetas Registro, documento no qual são averbados todos os fatos profissionais de carreira, aos filhos dos militares que perderam a vida no combate às chamas em um incêndio ocorrido em 2012.
O professor Jefferson Simões, titular das disciplinas de geografia polar e glaciologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente do comitê científico de pesquisas antárticas, lançou um balão para marcar o início das pesquisas nas novas instalações.
A placa comemorativa foi descerrada pelo Vice-Presidente, ministros presentes, Comandante da Marinha e pelo Diretor-Executivo da CEIEC, empresa responsável pela construção das novas instalações. Os ex-comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto e Eduardo Bacellar Leal Ferreira, também participaram da inauguração.
Início das pesquisas nas novas instalações
Após a cerimônia principal, foi realizada a inauguração da ala de laboratórios “Professor Doutor Rocha Campos”. Na ocasião, também foram lançados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações um selo personalizado e um carimbo comemorativo, alusivos à estação.
Em discurso, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, destacou a importância da nova infraestrutura para a ciência brasileira. “A área de pesquisas foi projetada para atender a uma multiplicidade de exigências, denotando a prioridade dada ao Programa Antártico Brasileiro, que proporcionará aos pesquisadores plenas condições de desenvolver atividades em diversos campos científicos, com protagonismo mundial.”
Ao final da cerimônia foi realizado o descerramento da placa de inauguração da ala de laboratórios.