O Exército Brasileiro preza pela preservação da memória daqueles que tombaram no cumprimento do dever. Nesse sentido, nos dias 12 e 13 de janeiro, o 5º Batalhão de Infantaria Leve homenageou os dez militares que serviram na organização militar e que faleceram no trágico terremoto ocorrido em solo haitiano, no dia 12 de janeiro de 2010.
A cerimônia contou com a presença de familiares das vítimas e do Tenente-Coronel Leandro Augusto Xavier Zanini, à época, comandante da Companhia dos militares que faleceram no terremoto.
Também estiveram presentes na formatura, o General de Brigada Evandro Luís Lopes Ferreira, Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada R/1 Mário Antônio Ramos Antunes, antigo Comandante da Brigada Aeromóvel, além de outras autoridades.
Os cultos religiosos foram realizados na Catedral de Nossa Senhora da Piedade e na Igreja Quadrangular da cidade, com ampla participação da comunidade. Momentos de muita emoção dos presentes, recordando os heróis do Haiti, jamais esquecidos.