No dia 27 de novembro, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) concluiu o asfaltamento da BR-163. Os militares do Batalhão Rondon, com o uso de máquinas especializadas, executaram trabalhos de terraplanagem, drenagem, lançamento de sedimentos, reforço de solo, compactação, reconformação de plataforma, perfurações de rochas, serviço de britagem e trabalhos topográficos, até a tão esperada conclusão do asfaltamento.
É o fim da primeira fase da obra, que consiste na conclusão da primeira camada de 6,5 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), conhecida também como "faixa B" ou "Binder".
A faixa possui 12 metros de largura, incluindo também os acostamentos. A segunda fase visa concluir a segunda camada de asfalto, chamada de "faixa C" ou capa de rolamento. Nesta etapa da obra, são construídos também os bueiros, meios-fios, valetas e executadas as sinalizações horizontais e verticais.
A BR-163 é a principal via de escoamento da produção de grãos, principalmente milho e soja, da região Centro-Oeste para o Arco Norte, onde estão localizados importantes terminais portuários.
Na época da colheita, o trafego diário passa das 3.000 carretas por dia. O 8° BEC é responsável pela execução da obra de pavimentação de 65 km da BR-163, localizada entre as cidades de Moraes Almeida e Novo Progresso, ambas no estado do Pará, denominada Operação Xingu.
Para realizar os trabalhos, o 8º BEC contou com o apoio de diversas organizações militares que o auxiliaram com equipamentos, viaturas e pessoal qualificado. Recebeu, ainda, o apoio de integrantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Graças ao empenho e abnegação de todos os envolvidos, hoje, os usuários da rodovia podem trafegar em uma via totalmente asfaltada.