A SAAB participará do Seminário Internacional A-CDM, nos dias 9 e 10 de setembro no Aeroporto de Guarulhos. A SAAB apresentará em sua palestra, dentro do Painel da Indústria, o tema “A-CDM Brasil: Abordagem em três etapas”.
Sergio Martins, diretor de Gestão de Tráfego Aéreo (ATM), da SAAB, irá propor uma reflexão sobre o modelo de Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos e o impacto de sua implantação no dia a dia de cada stakeholder.
O A-CDM (Airport Collaborative Decision Making) é um modelo de operação aeroportuária, baseado na cultura de tomada de decisão compartilhada. O modelo A-CDM propõe um esforço integrado de todos os agentes que operam no ambiente aeroportuário (operador aeroportuário, companhias aéreas, controle de tráfego aéreo, ground handlers, etc.), no sentido de promover maior consciência situacional compartilhada entre stakeholders e precisão nas estimativas de horário das companhias aéreas, proporcionando, desta forma, maiores índices de agilidade e previsibilidade das operações.
“A implantação do modelo operacional A-CDM presupõe, em sua etapa inicial, a implantação de uma série de recursos e procedimentos, dedicados a proporcionar um aumento drástico do nível de consciência situacional, na operação dos diferentes stakeholders – elemento essencial para a tomada de decisão colaborativa”, diz Martins.
“O compartilhamento de informações – primeiro componente do modelo operacional A-CDM, constitui a plataforma fundamental para a implantação dos demais elementos, além de agregar benefícios específicos à operação do aeroporto. É essencial a implementação do compartilhamento de informações, como fundamento básico para a adoção dos demais elementos do modelo”, complementa.
Dentre os benefícios associados à implantação do modelo operacional A-CDM, que vem promover uma importante mudança cultural, com impacto no dia a dia de todos os profissionais que atuam na gestão do aeroporto, destacam-se o aumento de previsibilidade na operação das companhias aéreas, a redução de consumo de combustível e emissão de CO2, e a melhora na experiência do passageiro.
“Eventos como esse são essenciais para aprofundar a discussão sobre o tema, conhecer a experiência de outros países e preparar os diferentes stakeholders, para os desafios e benefícios associados ao processo de implantação do A-CDM – mudança de paradigma sem precedentes no ambiente aeroportuário do país”, aponta Martins.
O Seminário Internacional de A-CDM será promovido em parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB), a GRUAirport e a Action Editora, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A SAAB é uma das patrocinadoras do evento.
A-CDM
Para alcançar a excelência do serviço de gerenciamento das operações aéreas no âmbito do aeroporto, de forma a incluir todos os participantes desse processo, emprega-se o modelo de tomada de decisões colaborativa.
O conceito A-CDM visa a melhoria do gerenciamento de fluxo e da capacidade de tráfego aéreo nos aeroportos, reduzindo atrasos, otimizando recursos, diminuindo os impactos ambientais, o que resulta no aumento da capacidade operacional dos aeródromos.
As informações são reunidas e compartilhadas em tempo real entre todos os operadores, isto é, companhias aéreas, órgãos governamentais, operacionais, administrativos, de gerenciamento de controle de tráfego aéreo e prestadores de serviço. A troca dessas informações, por essa equipe multidisciplinar, proporciona melhores planejamento e previsibilidade operacional, garantindo, assim, maior eficiência do serviço.
Essa metodologia pretende nivelar as necessidades dos usuários com os recursos disponibilizados pelos diversos sistemas. Assim, os envolvidos buscam integração e coordenação entre as partes, permitindo que todos conheçam as dificuldades e o cenário real e futuro de cada situação, buscando soluções eficientes, rápidas e que possam atender a todos da melhor forma.
Seminário Internacional de A-CDM: O futuro é colaborativo
Palestra: A-CDM Brasil – Abordagem em três etapas
Data: 10 de setembro
Horário: 13h30
Local: Terminal 3 – Aeroporto Internacional – Guarulhos