No ano em que se completam 50 anos que o homem pisou na lua, na missão Apollo 11, a Agência Espacial Americana (NASA) sedia, entre os dias 18 e 20 de outubro, no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – Instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, o NASA Space Apps Challenge.
A competição é realizada pela incubadora de inovação simultaneamente em mais de 100 cidades do mundo, incluindo Brasília (DF), e tem a meta de ser a maior maratona internacional em número de participantes e soluções desenvolvidas.
Este ano, o evento receberá mais de 150 equipes e em torno de 2.000 pessoas, como empreendedores, startupeiros, estudantes, jovens e adultos.
Ainda serão oferecidas 25 palestras de diversos temas da indústria 4.0 e de áreas que têm em comum o desejo de criar soluções de impacto mundial.? Pelo segundo ano consecutivo, o evento de tecnologia e inovação acontece em Brasília.
A programação propõe um hackathon (maratona), em que os participantes deverão formar grupos e trabalhar de forma intensiva para criar uma solução para os temas propostos em até 48 horas. As duas melhores equipes globais recebem como prêmio uma?visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos.
Já as três melhores equipes regionais entram na esteira de pré-aceleração e recebem mentoria de empresas multinacionais presentes no evento. Essas multinacionais, inclusive, além de atuarem na mentoria, vão selecionar talentos e investidores que buscam startupeiros com soluções escaláveis para investir.
No dia 11 de setembro, antes da abertura oficial, será realizado o pré-evento. Na ocasião, o UDF receberá Lucas Fonseca, brasileiro em preparação para a primeira missão à lua por meio da garatea L, que deve lançar um satélite em órbita em 2020 e fará com que o Brasil chegue ao espaço pela primeira vez.
Para a reitora do UDF, professora Beatriz Eckert-Hoff, a escolha do Centro Universitário como sede do evento reforça a preocupação da Instituição em desenvolver uma educação empreendedora e inovadora, além de confirmar a sintonia do UDF com a Educação 4.0, tendência do setor que atende às necessidades tecnológicas da quarta revolução industrial.
"O UDF tem em seu DNA formar os estudantes para a profissão e para a vida. Este evento vem para contribuir com essa formação neo-generalista, pois permitirá transitar nas diferentes áreas, como tecnologia, ciências, humanidade e artes. Com isso, oferece oportunidades para os participantes vivenciarem um trabalho de equipe, com a busca por soluções de problemas complexos, e assim, desenvolver as competências e habilidades exigidas do profissional do futuro, como iniciativa, criatividade, trabalho em equipe, resiliência, adaptabilidade, flexibilidade, tomada de decisão, negociação, dentre outras. Será, certamente, um grande diferencial de amplitude e de profundidade na formação de nossos alunos", avalia.
O UDF é pioneiro na região, pois atua no desenvolvimento de projetos inovadores, a exemplo do CONECTA, núcleo do UDF lançado em 2017 que conta com um Centro de Empreendedorismo, Escritório de Extensão e Responsabilidade Social, e ainda um Laboratório de Inovação Acadêmica.
A empreendedora serial Carine Elpidio, responsável pela Incubadora da Nasa e pela dinâmica de toda a maratona, afirma que escolheu o UDF para sediar o evento devido ao pioneirismo e participação efetiva da Instituição no ecossistema de startups, tecnologia e inovação do Distrito Federal.
As pré-inscrições para o NASA Space Apps Challenge são gratuitas e podem ser feitas a partir do site oficial do evento. As pré-inscrições para palestrantes também já estão abertas.
SERVIÇO: NASA Space Apps Challenge
Data:?18 a 20 de outubro de 2019
Pré-evento: 11 de setembro de 2019
Local:?Campus do?UDF: SEP/SUL EQ 704/904 Conjunto A
Mais informações:?http://spaceappsbrasilia.com/
Entrada: Gratuita