Transformação da Defesa e Planejamento Baseado em Capacidade: o caso das Forças Armadas chilenas
Fernanda das Graças Corrêa
RESUMO
O Exército Brasileiro (EB) diagnosticou a necessidade de se transformar em um processo de transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento para que as suas capacidades se tornem compatíveis com o anseio político estratégica do Brasil de se tornar uma potência mundial. A atual conjuntura do EB, mais do que a modernização da Força Terrestre, demanda por transformação, capaz de ser operacional e estar em prontidão em qualquer área de interesse geoestratégico do Brasil. Este processo sistemático de Transformação do EB exige portanto, um planejamento de longo prazo coerente com a conjuntura nacional que determine um conjunto de ações estratégicas baseado em capacidades. Muitos países e organizações militares internacionais têm adotado o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) como parte de seu processo de Transformação da Defesa.
Neste primeiro ensaio, foi estudado o processo de Transformação da Defesa e a adoção do PBC pelas Forças Armadas chilenas
Sumário Executivo
Os primeiros artigos publicados na revista Análise Estratégica pelo Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) na linha de pesquisa Gestão e Economia de Defesa datam de 2016. Diversos ensaios e artigos científicos foram publicados a partir deste ano resgatando o debate científico sobre Transformação da Defesa, oportunidades e seus desafios em ambientes interno e externo marcados por incertezas, mudanças político-sociais, reorientações estratégicas e, principalmente, fluxos contingenciados de orçamento.
Desde o início do século XXI, em virtude da ascensão de novos atores, o ambiente de incerteza, da necessidade de se aprimorar a capacidade de atuação conjunta das Forças Armadas e/ou o fluxo irregular de recursos, diversos países e organizações militares internacionais adotaram o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC). Neste sentido, se apropriando de ferramentas metodológicas, como benchmarking, este texto inaugura o primeiro ensaio do ano de 2019 de uma série de estudos de casos de países em que suas Forças Armadas identificaram a necessidade de se transformarem e adotaram ou estão adotando o PBC.
Tem-se por objetivo, então, neste primeiro ensaio, analisar o processo de Transformação da Defesa e a transição do Planejamento com Foco em Ameaças para o PBC das Forças Armadas do Chile, as quais têm promovido esforços conjuntos e desenvolvido estratégias para solucionar desafios que, certamente, tem aderência com a conjuntura das Forças Armadas brasileiras e podem propiciar oportunidades de aprendizagem no processo de Transformação da Defesa e na implementação do PCB das Forças Armadas brasileiras, sobretudo, do Exército. Embora, o PBC do Chile ainda esteja em andamento, já é possível vislumbrar resultados parciais em seu processo de implementação.
Link par abaixar documento
http://www.ebrevistas.eb.mil.br/index.php/CEEExAE/article/view/2589/2052
CEEEx – Transformação da De… by nelson during on Scribd