No dia 25 de agosto, marcando o Dia do Soldado, militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) realizaram capacitação em prevenção e combate a incêndio florestal, ministrada pelo 9º Grupamento de Bombeiros Militar (9º GBM), sediado em Altamira, no Pará.
A fim de estarem aptos a cumprirem as determinações emanadas no Decreto Presidencial Nº 9.985, de 23 de agosto de 2019, que autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem (GLO) e para ações subsidiárias, no período de 24 de agosto a 24 de setembro de 2019.
Nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos Estados da Amazônia Legal que requererem ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e levantamento e combate a focos de incêndio.
A iniciativa tem por objetivo, ainda, proteger a fauna e flora da região, bem como salvaguardar a vida dos moradores da zona rural de Altamira (PA) e adjacências, tendo em vista o início do período de estiagem, em que o clima quente, seco e a baixa umidade do ar, aliados aos ventos constantes, formam condições ideais para a ocorrência de incêndios.
Fotos: 51º BIS