Search
Close this search box.

1º Simpósio de História Militar

Na manhã do dia 16 de agosto de 2019, foi realizado no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth) o 1º Simpósio de História Militar – 12º RI (1919-2019 – Cem anos de lutas pelo Brasil), como parte integrante das atividades comemorativas do centenário de instalação do Doze de Ouro em Belo Horizonte-MG.

A finalidade do Simpósio foi divulgar as marcantes participações desta tradicional Unidade Militar em campanhas internas e externas, ao longo do tempo. Focando nos primeiros cinquenta anos do centenário de instalação, o 1º Simpósio de História Militar – 12º RI contou com apresentações sobre as raízes históricas da Unidade e sua instalação na capital mineira, a resistência heroica ao cerco da Unidade durante a Revolução de 1930, a participação na 2ª Guerra Mundial e nas Missões de Paz.

Antes da abertura do Simpósio, o General-de-Divisão Altair José Polsin, Comandante da 4ª Região Militar (4ª RM) e da Guarnição Militar de Belo Horizonte-MG, também ex-integrante do Doze de Ouro, juntamente com o Coronel Paulo Dartanham Marques de Amorim, ex-Diretor do Arquivo Histórico do Exército (AHEx), realizaram a inauguração de um busto do Marechal Castelo Branco, outro ex-integrante do 12º Regimento de Infantaria (12° RI), e que foi homenageado passando a nomear a Sala de Instrução do Batalhão – Sala de Instrução Marechal Castelo Branco (SICB), com o intuito de cultuar a memória do ex-integrante e preservar a história da Unidade.

O Marechal Castelo Branco foi um líder militar e político brasileiro, 26º Presidente do Brasil, ilustre ex-integrante do Doze de Ouro, sua primeira Unidade pós-formado, onde serviu, na ocasião 12º RI, como Aspirante-a-Oficial e Tenente, no período de 1921 a 1923. Neste ano de 2019, o Marechal Castelo Branco receberá o título de Soldado Ilustre do Doze de Ouro.
 

A plateia presente era constituída por integrantes das seguintes Instituições/Organizações Militares:

– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
– Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH);
– Universidade Estácio de Sá;
– Centro Universitário Unihorizontes;
– Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG);
– Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG);
– Agência Brasileira De Inteligência (ABIN);
– Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais (SEAP/MG);
– Guarda Civil Municipal de Contagem;
– Associação dos Ex-Integrantes do Batalhão Suez;
– Associação dos Oficiais do Exército Brasileiro (AOREB);
– Associação dos Reservistas do Exército Brasileiro (AREB); e
– Veteranos dos Pelotões de Operações Especiais do 12º BIL Mth;
– Comando da 4ª Região Militar (Cmdo 4ª RM);
– 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º Bil Mth);
– 4ª Companhia de Polícia do Exército (4ª Cia PE); e
– Companhia de Comando da 4ª Região Militar (Cia C/4ª RM).

Após a abertura oficial do simpósio, realizada pelo General Polsin, o Tenente-Coronel Martins Mota, Comandante do 12º BIL Mth, realizou uma sinopse histórica sobre o 12. Em seguida, foram ministradas as seguintes palestras:

– “Raízes Históricas: O Processo de Formação do Doze de Ouro e sua instalação na cidade de Belo Horizonte”, proferida pelo Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais;

– “Resistência heroica de 1930: Dever, Lealdade e Sacrifício”, ministrada pelo Coronel Paulo Dartanham Marques de Amorim e pelo Coronel Júlio César de Almeida Vasconcelos, ambos ex-Diretores do Arquivo Histórico do Exército (AHEx);

– “O 12º Regimento de Infantaria e a 2ª Guerra Mundial”, realizada pelo Sr. Marcos Moretzsohn Renault Coelho, Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB); e

– “O 12 a Serviço da Paz”, proferida pelo Tenente-Coronel Leonardo Augusto Xavier Zanini, Subcomandante 12º BIL Mth, e contou com depoimentos dos Sr. Luiz Gonzaga da Cruz e Antônio Linhares Guerra, ambos veteranos da Missão de Paz no Canal de Suez.

Após o ciclo de palestras, foi estabelecido um painel de debates, no qual todos os palestrantes responderam a perguntas e dirimiram dúvidas da plateia.

Finalizando as atividades do 1º Simpósio de História Militar – 12º RI (1919-2019 – Cem Anos de Lutas pelo Brasil), o Comandante da Unidade fez uso da palavra, agradecendo a todos os participantes e, em seguida, entregou brindes e certificados de agradecimentos aos palestrantes.

Na sequência, foi realizada a foto institucional do evento, seguida de uma visita ao Espaço Cultural Capitão Justiniano Freire e ao Salão de Honra Lomas Valentinas, onde foram entregues os certificados de participação e servido um coquetel de confraternização.

É o Doze de Ouro cultuando a memória dos seus eternos integrantes e preservando a História da Unidade.

 

Nosso grito de guerra é
MONTANHA!

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter