Segurança cibernética para usuários comuns estudantes e empresas, analisando a funcionalidade do Ethical Hacking, ou Hacker do Bem, será o tema da palestra comandada pelo especialista Marcelo Korn, no dia 6 de agosto, terça-feira, na UniCarioca, unidade Méier.
Iniciativa do coordenador do curso de pós-graduação em Segurança Cibernética, André Sobral, o encontro visa a conscientizar o público para a prática, os riscos e técnicas do crime cibernético (high level ou deep dive). “O objetivo da palestra é dar uma luz ao movimento de empresas para proteção de ataques, roubos e proteção de dados, desde o ataque via software, firmware ou até, em última instância, via hardware, avaliando alguns exemplos israelenses e brasileiros.
Será apresentado também material em high level ou deep dive. Por exemplo, análise das vulnerabilidades das urnas eletrônicas, explicando como funcionaria todo o processo de troca de chaves ou simplesmente explicar como é implantada a chave privada ‘harded coded’ no código fonte; e a funcionalidade do Plano Nacional de Internet das Coisas, lançado pelo governo federal”, esclarece Marcelo Korn.
Para o especialista, atualmente, investir em segurança cibernética vai além de prevenção, se tornando uma ferramenta estratégica de proteção e sustentabilidade de dados. “Hoje em dia, estamos completamente interligados com nossos dados privados, que viajam, em média, na velocidade de 0s e 1s. Por isso, um ataque cibernético pode facilmente derrubar uma empresa e até um país. Entidades não preparadas para o cyberspace estarão fadadas à completa exposição. E se migrarmos para o mundo de IOT (Internet das coisas, cuja nova PL 7656’19 foi recentemente votada no congresso brasileiro), o cenário é ainda mais preocupante”, alerta o especialista.
O coordenador da pós-graduação em segurança cibernética da UniCarioca, André Sobral, também chama a atenção para a importância da proteção de dados e da utilidade pública dos hackers do bem no dia a dia de usuários comuns e empresas: “A Segurança da Informação não é apenas uma necessidade para pessoas e empresas. Quando analisamos os impactos de incidentes de segurança em infraestruturas críticas, como os setores de óleo e gás, eletricidade, água, saúde e outros, é notável a dependência da sobrevida de sistemas computacionais disponíveis e íntegros. Isso possibilita uma visão bastante promissora de mercado de trabalho para profissionais especialistas em segurança cibernética”, ressalta o professor.
Para mais informações, programação e inscrição, acesse https://www.unicarioca.edu.br/.
Programação:
- Meu atual trabalho na Intel – Segurança do Firmware do processador
- Conceitos de segurança cibernética – Cybersecurity – HTTPs/sFTP/SSH
- Ethical Hacking, isso existe?
- Estamos seguros?
- Meio de ataque
- MITM
- DoS
- Phising
- Eavesdropping
- Spoofing
- pDoS
- Backdoor
- Escalonamento de privilégios
- Engenharia Social
- Ataque DMA
- Casos emblemáticos no Brasil e da Intel
- Telegram do Sergio Moro
- Urnas Eletronicas
- Vulnerabilidade nos processadors Intel – Spectre/Meltdown
-
Q/A (questions/answers)
Serviço:
Ethical Hacking
Palestrante: Marcelo Korn
Gratuito
Data: 06 de agosto (terça-feira)
Horário: 19h às 20h30
Local: Unidade Méier (sala 302)
Endereço: Rua Venceslau, 192, Méier
Contato: (21) 2563-1919 | (21) 97123-6156
Informações e inscrições: https://www.unicarioca.edu.br/