O Exército Brasileiro participa, entre os dias 24 e 27 de junho, da Conferência de Simulação e Tecnologia Militar (CSTM), um dos mais importantes eventos do segmento de defesa e segurança da América Latina, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
A conferência foi aberta segunda-feira, 24 de junho, e acontece até o próximo dia 27, com expectativa de receber mais de 6 mil pessoas. Atualizações sobre os grandes projetos estratégicos das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública do Brasil estão em destaque na 8ª edição do encontro.
A CSTM foi concebida para promover o debate de assuntos da defesa e segurança entre as Forças Armadas e de Segurança Pública, setores da indústria, meio acadêmico, instituições públicas e privadas, sociedade e Governo brasileiro, além de gerar negócios.
Para o diretor executivo da Prospectare Brasil, organizadora do evento, Coronel R1 Rogério Gomes da Costa, a conferência é muito importante, pois promove a indústria de defesa nacional, que é uma das principais geradoras de tecnologia de um país.
O estande do Exército, montado pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), apresenta aos visitantes a Simulação Construtiva, por meio do Sistema Combater, que é realizada para o adestramento do Estado-Maior; e a Simulação Virtual, que verifica os procedimentos da tropa no terreno simulado ou ambiente virtual.
“Participar da CSTM é uma oportunidade valiosa, pois dessa forma podemos mostrar para o público civil o nosso trabalho baseado em simuladores, todas as suas vantagens, como por exemplo economia de recursos, economia de vidas, danos ao meio ambiente, uma maior eficácia e eficiência do nosso treinamento para que a tropa possa atingir e manter o nível de prontidão”, afirmou o Coronel Sérgio Martins Rocha, da Divisão de Simulação e Combate do Comando de Operações Terrestres (COTER).
O vice-presidente da República, Antônio Hamilton Mourão, visitou a conferência e ressaltou a relevância do evento para a indústria de defesa. “Ao longo de toda a sua história, a indústria de defesa foi a propulsora de avanços tecnológicos, muitas das coisas que nós usamos em nosso dia a dia partiram de soluções dessa indústria.
Nós ficamos extremamente satisfeitos quando vemos em nosso país o aumento dessa capacidade, pois isso é fundamental para garantir a nossa soberania, a nossa autonomia em materiais de elevada tecnologia e, como consequência, uma maior capacidade para as Forças Armadas cumprirem sua missão”, declarou o vice-presidente.
Além de reunir expositores, a edição 2019 da CSTM oferece ao visitante uma programação variada de palestras e workshops sobre assuntos ligados ao tema de defesa e segurança nacional.
Fotos: Cb Estevam / Agência Verde-Oliva