Curitiba (PR) – Todos os anos, passam pelo Centro Internacional dos Correios milhares de mercadorias adquiridas no exterior e que saem do Centro de Distribuição de Curitiba para todo o país. Nesse local, chegam as mercadorias importadas com até 10 quilos.
O Exército Brasileiro (EB) e a Receita Federal são os responsáveis pela triagem desse material, cabendo ao EB o foco na aquisição de produtos controlados, tais como armas e munições.
O 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), organização militar do EB integrante do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), é a responsável por fiscalizar tais encomendas no âmbito da 5ª Região Militar (5ª RM).
“O SFPC/5 processa em um scanner cerca de 12 mil pacotes de mercadorias por semestre, sendo que 70% destes pacotes são retidos por serem descaminhos de armas e munições ou produtos controlados importados sem autorização prévia como prevê o regulamento”, afirma o 2º Tenente Klinger Cadete Cunha, chefe da equipe de comércio exterior.
As armas e munições apreendidas são diretamente recolhidas pela Polícia Federal que abre processo criminal respectivo.
O Presidente Nacional dos Correios, General Juarez Aparecido de Paula Cunha, esteve em Curitiba para conhecer o trabalho da equipe de fiscalização. Durante a visita, a equipe apreendeu um simulacro de pistola que foi importado ilegalmente.
Todos os anos, passam pelo Centro Internacional dos Correios milhares de mercadorias adquiridas no exterior. O Exército Brasileiro (EB) e a Receita Federal são os responsáveis pela triagem desse material, cabendo ao EB o foco na aquisição de produtos controlados. #fiscalização pic.twitter.com/FsM38yryT5
— 5ª Região Militar (@5aregiaomilitar) 25 de abril de 2019
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>