A Marinha do Brasil deu mais um passo para a finalização da nova Estação Antártica Comandante Ferraz. No dia 11 de março, foi inaugurada a nova infraestrutura de telecomunicações por meio de testes de videoconferência entre a comitiva de ministros e parlamentares, que visitavam a Estação, e o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, juntamente com o Ministro da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva, e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF.
Na ocasião, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Astronauta Marcos Pontes, também participou dos testes de videoconferência, de Houston nos Estados Unidos.
Os testes realizados tiveram êxito e marcaram a nova fase de infraestrutura de telecomunicações no continente gelado. A iniciativa é um acordo realizado entre a Marinha e a empresa de Telefonia Oi e amplia o tráfego de dados e de informações da Estação.
A nova infraestrutura permitirá maior agilidade e autonomia na comunicação feita por pesquisadores e militares, e também a possibilidade da realização de atendimentos médicos por meio da telemedicina, na eventual ocorrência de acidentes graves de trabalho.
Durante a videoconferência, o Comandante da Marinha pontuou que “a oportunidade de termos o peso de três Ministros de Estado tratando das comunicações que vão dar suporte às pesquisas científicas na Antártica é um sinal evidente de que estamos pautados no futuro de nosso País”.
|
(da esq. p/dir.) Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Caroli; Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; Controlador-Geral da Unia?o, Wagner de Campos Rosa?rio; Chefe de Assuntos Estrate?gicos do Ministe?rio da Defesa, Almirante de Esquadra Viveiros |
Fases de reconstrução
As obras de reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz foram planejadas para serem executadas em quatro fases distintas e consecutivas, sendo duas de fabricação e pré-montagem na China e duas de montagem na Antártica. Atualmente, as obras se encontram na quarta fase, que marca o término da montagem do prédio principal e a conclusão dos módulos isolados.
|
Videoconferência durante visita de ministros e parlamentares às novas instalações da Estação Comandante Ferraz |