Na semana que marcou as comemorações alusivas aos seus 211 anos de existência, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) promoveu, no dia 8 de março, uma visita ao Complexo Naval da Ilha do Governador para as comitivas estrangeiras que participaram da solenidade militar do dia 7 de março, na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro-RJ.
A visita foi conduzida por Oficiais-Generais do CFN e contou com a participação do Coordenador-Geral de Infantaria de Marinha do México, Vice-Almirante Rafael López Martinez; do Comandante-Geral do Corpo de Infantaria de Marinha do Chile, Contra-Almirante Pedro Horácio Ábrego Martinez; do Comandante da Força da Infantaria da Marinha do Peru, Contra-Almirante Herman Oyarce Arescurenaga; e do Comandante da Força de Fuzileiros Navais do Comando Sul dos Estados Unidos da América, Major General Michael F. Fahey III, que estava representando o Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América, General Robert Blake Neller.
Como parte da programação, os militares assistiram a uma palestra sobre o CFN e percorreram as instalações do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, onde conheceram o Simulador do Corpo de Fuzileiros Navais. As comitivas estrangeiras também visitaram a biblioteca do CFN e o novo prédio do Programa Forças no Esporte, inaugurado em dezembro de 2018.
Em seguida, os Oficiais-Generais embarcaram em uma viatura operativa e seguiram para o 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais – Batalhão Riachuelo, onde assistiram a demonstrações de entrada em compartimento utilizando a técnica de “cerco e vasculhamento”, entrada em compartimento analisada pelo ponto de vista do comandante do grupo de combate, com a utilização de câmeras, e deslocamento em veículo blindado por todo o complexo.
A programação também contemplou simulação de tiro na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador e mostruário de meios e armamentos no Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.
Ao final da visita, em nome de todas as comitivas presentes, o Coordenador-Geral de Infantaria de Marinha do México, Vice-Almirante López Martinez, agradeceu a receptividade do Corpo de Fuzileiros Navais e frisou que a troca de experiências é fundamental para o contínuo progresso das instituições.
O Comandante-Geral do CFN, por sua vez, reforçou que a presença das comitivas às comemorações alusivas aos 211 anos do CFN demonstra a união entre o continente americano. “Sabemos que cada país tem suas particularidades no que diz respeito à doutrina, à formação e à força propriamente dita, porém temos em comum o desejo de trabalhar para uma sociedade melhor e mais justa, colocando os interesses das nações acima de tudo”, destacou o Almirante (FN) Alexandre, durante a despedida das comitivas.