O PT e suas bancadas na Câmara e no Senado repudiam a posição subserviente do governo autoritário de Jair Bolsonaro de apoiar a agenda política de Donald Trump em relação à Venezuela, que visa desestabilizar o governo eleito daquele país e acirrar seu conflito interno.
A decisão do novo governo brasileiro de apoiar a recente declaração do Grupo de Lima, que não reconhece o mandato do presidente Maduro e incita a realização de um golpe de Estado na Venezuela, contraria as mais altas tradições da diplomacia do Brasil, que, atendendo aos princípios constitucionais da não-intervenção e da solução pacífica das controvérsias, sempre apostou no diálogo e na negociação como únicas formas de resolver o conflito interno daquele país irmão.
Essa decisão agressiva do governo brasileiro demonstra que o nosso país já não tem mais política externa autônoma, tendo-se alinhado acriticamente, e contra seus próprios interesses, à agenda geopolítica belicista e antilatinoamericana de Donad Trump.
Advertimos, por último, que tal agenda belicista deverá agravar o conflito interno da Venezuela, fragilizar a integração da América Latina, apequenar o Brasil e, muito provavelmente, ocasionar grave instabilidade em toda a nossa região.
Ver Nota do Grupo de LIma Link
El Gobierno Bolivariano de Venezuela denuncia ante la comunidad internacional el intento del Gobierno de EEUU por consumar un Golpe de Estado contra el gobierno constitucional y democrático del Presidente Nicolás Maduro, al promover el desconocimiento de instituciones legítimas pic.twitter.com/aqTv0iMAzE
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) 6 de janeiro de 2019
Matérias Relacionadas
BR-US – Pompeo: Ficamos satisfeitos com a oferta da base militar Link
BR-US – Bolsonaro admite que EUA podem ter uma base militar no Brasil no futuro Link
John Bolton – 'Oportunidade Histórica' para relacionamento com Brasil Link
BR-US Bolsonaro se encontra com John Bolton no RJ Link
Thomas Shannon – Bolsonaro deve abrir mercado brasileiro aos EUA Link
Thomas Shannon – Defende entrada do Brasil na OTAN Link
História
Leitura relevante.