O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, fez na terça-feira (27NOV2018) uma reunião de transição. Ele se reuniu com os futuros ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e parte de suas equipes. Villas Bôas disse ter apresentado ao governo de transição "alguns dados na área de Segurança Pública que possam interessar ao Ministério da Justiça no planejamento futuro".
Estamos reunidos com os futuros Ministro da Justiça, Juiz Sérgio Moro, Ministro da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva, e parte de suas equipes para apresentarmos alguns dados na área de Segurança Pública que possam interessar ao Ministério da Justiça no planejamento futuro. pic.twitter.com/Vv6cDqZVL7
— General Villas Boas (@Gen_VillasBoas) 27 de novembro de 2018
O general postou o encontro em sua conta no Twitter.
Na véspera do encontro com o Villas Bôas, Moro anunciou que irá criar a Secretaria de Operações Policiais Integradas, para articular ações policiais entre o governo federal e os estados.
Para o cargo, ele convidou o delegado da Polícia Federal Rosalvo Ferreira Franco, que foi o superintendente da Polícia Federal (PF) no Paraná por duas vezes, inclusive durante o auge da Operação Lava Jato, entre 2013 e 2017.
"A ideia da secretaria é poder coordenar operações policiais a nível nacional. Hoje nós temos muitos grupos e atividades criminosas que transcendem as fronteiras estaduais e essa ação precisa, muitas vezes, de uma coordenação a nível nacional. Isso já é feito, de certa maneira, dentro do Ministério da Segurança Pública, mas a criação de uma secretaria específica pra isso é de todo oportuno, na nossa avaliação", afirmou Moro.