Nota Agência Força Aérea
O Instituto de Estudos Avançados (IEAV), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), dá o primeiro passo na direção de substituir rebites na montagem de estruturas de aeronaves com tecnologia nacional. O estudo inédito no Brasil sobre “Soldagem de alumínio estrutural aeronáutico utilizando laser a fibra de alta potência” foi apresentado (21/9) no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (SP). A tese de doutorado foi defendida por Aline Capela de Oliveira sob orientação dos pesquisadores doutores Rudimar Riva e Milton Sérgio Fernandes Lima, do IEAV. Esta é a primeira vez que um laser a fibra de alta potência é utilizado neste tipo específico de aplicação.
O trabalho tem o objetivo de reduzir o peso, aumentar a resistência estrutural e proporcionar maior flexibilidade em projetos aeronáuticos. Uma estimativa inicial indica que numa aeronave como o modelo RJ-145 somente a retirada dos rebites representaria redução em torno de 600kg. "Isso significa que o avião pode carregar mais carga ou mais combustível", exemplifica o professor Nicolau André Silveira Rodrigues, doutor em física e pesquisador titular do IEAV que participou da banca de avaliação da tese. "É uma grande conquista para a tecnologia nacional", avalia o professor orientador da pesquisa Rudimar Riva, especialista em laser e materiais.
O trabalho é consequência da parceria estabelecida entre o IEAV e a EMBRAER, financiada pela FINEP, através do projeto PROLASER, e pela FAPESP.