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VBCCC Challenger 2

3º Sgt SANTI – CI Bld

O VBCCC Challenger 2 é o principal carro de combate utilizado pelos exércitos do Reino Unido e de Omã. Sua fabricante, a empresa Vickers Defense Systems (BAE Systems), afirma ser o carro mais confiável do mundo. Em 1991, o Ministério da Defesa Inglês fez um pedido de £ 520 milhões para 127 Carros de Combate (CC) Challenger 2 (MBT), entre peças de reposição e veículos de reparo.

Outra remessa foi solicitada em 1994, ao custo de £ 800 milhões por 259 unidades. O carro é equipado com a mais recente variante da blindagem “Dorchester”, derivada da “Chobham”. Versões antigas desta blindagem foram usadas em carros como o Challenger 1.

O VBCCC Challenger 2 possui 8,3 m de comprimento. Com o tubo do canhão à frente chega a 11,50 m. A largura é de 3,5 m, chegando a 4,2 m com aplicação da blindagem adicional. Sua altura é de 2,5 m, pesa 62,5 toneladas, e conta com uma suspensão hidropneumática.

Seu conjunto de força motor Perkins CV-12 Diesel, com 1.200 hp de potência atinge 59 km/h de velocidade máxima e o carro possui uma autonomia de 450 km. Sua guarnição é composta por 4 militares (comandante, atirador, auxiliar do atirador e motorista). O Challenger 2 é equipado com canhão L30 de 120 mm da BAE Systems Land Systems (antiga RO Defense).

Em janeiro de 2004, a Land Systems recebeu um contrato para desenvolver um novo canhão de 120 mm para os CC Challenger do Exército Britânico. Nos termos do contrato, um Challenger 2 foi armado com o canhão Rheinmetall L55. O canhão L30 é feito de aço refinado com eletro-escória (ESR) e é isolada com uma manga térmica. A torreta é capaz de rotação de 360°, e o alcance de elevação da arma é de -10° a + 20°.

Há capacidade de armazenamento de 50 projéteis de 120mm. O canhão L30 também pode disparar munições cinéticas de urânio empobrecido. O controle do canhão é fornecido por um sistema de controle e estabilização totalmente elétrico da BAE Systems.

O carro também está armado com uma metralhadora coaxial de 7,62 mm (MG) e também uma metralhadora 7,62 mm montada em cúpula para o comandante do carro. Em cada lado da torre do Challenger 2, há cinco lançadores de granadas fumígenos (L8). O VBCCC Challenger 2E, o mais recente modelo de desenvolvimento, foi projetado para o mercado de exportação e é adequado para condições ambientais e climáticas adversas.

A principal diferença, é que a versão 2E está equipada com um motor de 1500hp, e alguns equipamentos ópticos de origem francesa. Com um motor mais compacto o 2E possui maiores autonomia e velocidade máxima que a versão 2. O 2E foi amplamente testado na Grécia, no Catar e na Arábia Saudita.

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