Porto Alegre (RS) – O Comando Militar do Sul (CMS) realizou, no dia 26 de abril, às 16:30, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre/RS, a cerimônia de Passagem de Comando do General de Exército Edson Leal Pujol para o General de Exército Geraldo Antonio Miotto, que exercia o cargo de Comandante Militar da Amazônia, em Manaus (AM).
O General Leal Pujol será o novo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, a transmissão de comando no DCT onde o Gen Ex Juarez parrará o comando será na sexta-feira 04 Maio 2018.
A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Azevedo e Silva e contou com militares de diversas Guarnições do CMS e também de Comandantes de área como os Comandos: Militar do Oeste (CMO), Sudeste (CMSE), entre outros. Também incluiu desfile de tropa, viaturas, carros de combate blindados e mecanizados, além de um grupamento hipomóvel do Regimento Osório.
O Comando Militar do Sul engloba Organizações Militares sediadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possuindo, em sua constituição, duas Divisões de Exército, duas Regiões Militares, oito Brigadas, um Comando de Artilharia do Exército e mais de 162 Organizações Militares, resultando num efetivo de cerca de 52 mil militares, ou seja, ¼ do efetivo do Exército Brasileiro. Em sua área concentram-se 90% dos blindados, 100% da Artilharia Autopropulsada, 75% da Artilharia, 75% da Engenharia e 75% da Cavalaria Mecanizada dos meios da Força Terrestre.
General Exército Leal Pujol passa o Comando do CMS para Gen Ex Miotto sob o comando do Gen Ex Fernando (EME) Foto – Ricardo Fan / DefesaNet
Curriculum Vitae do General de Exército Edson Leal Pujol (sucedido)
Nascido em 02 de janeiro de 1955, na cidade de Dom Pedrito/RS, é filho do Coronel PM/RS Péricles Corrêa Pujol e da Professora Estadual Maria Lina Leal Pujol.
Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre/RS, incorporou às fileiras do Exército em 1º de março de 1971, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e concluiu a Academia Militar das Agulhas Negras em 15 de dezembro de 1977, tendo sido declarado Aspirante a oficial da Arma de Cavalaria.
O General LEAL PUJOL foi promovido ao Posto atual em 31 de março de 2015.
Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, realizou, também, dentre outros, os Cursos Básico Paraquedista, Operações de Informações (Curso Básico de Inteligência), Operações na Selva, Operações na Caatinga, Básico de Montanha e Operações Aeromóveis.
No exterior, realizou o Curso Avançado de Blindados na Escola de Blindados do Exército Norte-Americano, em Fort Knox, EUA. Possui, ainda, diversos cursos civis, entre eles os da Escola Nacional de Administração Pública/ENAP e o MBA Executivo, Administração de Negócios, e o de Gerenciamento de Projetos, ambos da Fundação Getúlio Vargas. Realizou, também, Cursos de Especialização em Operações de Paz do Sistema das Nações Unidas.
Durante sua vida militar, serviu no 7º e no 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e no antigo Gabinete Militar da Presidência da República. Foi Instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Como Oficial de Estado-Maior, serviu nos Comandos Militares da Amazônia e do Sul e foi Analista da Área Internacional, Chefe de Divisão e Subchefe no Centro de Inteligência do Exército.
No Exterior, exerceu as funções de Observador Militar das Nações UNIDAS em EL Salvador – ONUSAL, América Central, e de Adido de Defesa, Naval e do Exército junto à Embaixada Brasileira no Suriname, América do Sul.
Comandou a Escola de Administração do Exército e o Colégio Militar de Salvador, na Bahia. Como General de Brigada, comandou a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago/RS e a Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, em Resende/RJ. Como General de Divisão, foi Chefe do Centro de Inteligência do Exército, Comandante das Forças de Paz da MINUSTAH, no Haiti, e Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília/DF. Como General de Exército, foi Secretário de Economia e Finanças, em Brasília/DF.
Das Condecorações com que foi agraciado, destacam-se: Ordem do Mérito Naval, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito da Aeronáutica, a Ordem do Mérito Judiciário, a Ordem do Mérito do Ministério Público Militar e Ordem do Rio Branco; a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; do Pacificador; e Marechal Hermes, de Prata Dourada com Três Coroas. No Exterior, foi agraciado pelas Forças Armadas da Argentina, Colômbia, Itália, Peru, Suriname, Venezuela E Pela Organização Das Nações Unidas.
Curriculum Vitae do General De Exército Geraldo Antonio Miotto (sucessor)
Nascido em 20 de março de 1955, na cidade de SÃO MARCOS-RS, é filho de HISÁRIO MIOTTO e ELSA CRESTANA MIOTTO.
Incorporou às fileiras do Exército em 28 de fevereiro de 1972, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em CAMPINAS-SP.
Foi declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Cavalaria em 14 de dezembro de 1978.
Concluiu o Curso Básico Paraquedista, o Curso de Operações na Selva, categoria “A”, o Curso de Oficial de Comunicações, o Estágio de Operações de Inteligência na Escola Nacional de Informações e o Curso de Inteligência no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Agência Brasileira de Inteligência.
Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da arma de Cavalaria e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ambas no RIO DE JANEIRO.
Realizou também o Curso de Estado-Maior na Escuela Superior de Guerra, na Argentina, e o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, na cidade do RIO DE JANEIRO.
Comandou o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em Passo Fundo e o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre.
Como Oficial-General, comandou a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, foi Assessor Militar na Escola Superior de Guerra e Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, comandou a 3ª Divisão de Exército e exerceu os cargos de Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e de Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal.
Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2016, assumindo o Comando Militar da Amazônia em 15 de abril, cargo que ocupou até 16 mar 2018.
Dentre as principais condecorações recebidas, destaca-se a Medalha Marechal Hermes de Bronze com uma Coroa, a Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Bronze, a medalha “Al Merito a la Confraternidad Militar” do Exército Argentino e a medalha “Estrella de Carabobo” do Exército da Venezuela.
Créditos Vídeo: Comunicação Social CMS / EB