Durante uma operação de combate ao crime na Via Dutra na região de Lavrinhas, em São Paulo, foi dada ordem de parada a um veículo Fiat/Toro de cor preta, com placas de Mendonça/SP. O condutor desobedeceu a ordem dos agentes e seguiu em alta velocidade pela Via Dutra em direção ao Rio.
Foram 48 quilômetros de perseguição e, ao longo do trajeto, o veículo em fuga provocou pequenos acidentes, colidindo contra veículos de passeio e até mesmo um caminhão que transitavam pela rodovia.
Já na altura de Resende/RJ, a viatura utilizada pela PRF passou sobre detritos que estavam na pista – não se sabe se lançados propositalmente pelos criminosos ou se decorrentes de algum acidente causado pelo veículo em fuga.
A viatura da PRF teve três pneus estourados e acabou tendo de abandonar o acompanhamento, mas logo foi informado de que o veículo evadido se encontrava poucos metros à frente.
Os policiais foram a pé até o carro, já abandonado pelos fugitivos, chegando ao mesmo tempo que uma equipe da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que já se deslocava em apoio após o pedido de reforço da PRF.
No veículo abandonado havia um carregamento de maconha e armas de grosso calibre, ocupando toda a caçamba e o banco traseiro. As cinco armas apreendidas são:
• 1 fuzil HK, calibre 5,56 mm;
• 3 fuzis G3, calibre 7,62 mm;
• 1 fuzil FAL, calibre 7,62 mm;
• 100 munições calibre .380;
• 50 munições calibre .44 Magnun.
As drogas, as armas e o veículo envolvidos foram apresentados pela PRF e PM-RJ na Polícia Civil em Resende/RJ. Nenhum policial ficou ferido e não há até o momento relato de vítimas entre os envolvidos em acidentes causados pelo veículo em fuga.