O presidente francês, Emmanuel Macron, chegou nesta manhã de quinta-feira no Catar e vários contratos foram anunciados nesta ocasião, na presença do Emir do Catar Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani. O primeiro e principal acordo diz respeito a um segundo lote de 12 caças Rafale avaliado em € 1,1 bilhão e coloca uma opção para outros 36.
A Dassault Aviation planeja entregar o primeiro Rafale no Catar no final de 2018 ou início de 2019. O avião encomendado é a versão Rafale F3R – o padrão da Força Aérea Francesa – com várias opções específicas.
“Este novo acordo foi construído sobre o relacionamento privilegiado que existe entre os dois países e sobre a determinação compartilhada pelo Ministério da Defesa do Catar e da Dassault Aviation de ir mais longe”, disse Éric Trappier, CEO da Dassault Aviation . O fabricante da aeronave e os seus parceiros “agradecem às autoridades do Catar por darem-lhes a oportunidade de reforçar a sua cooperação reiterando a sua confiança nas qualidades do Rafale e expressando a sua satisfação pela boa execução do contrato principal”, disse a Dassault Aviation em um comunicado.
O Catar havia feito uma encomendado em 2015 para 24 aviões de combate Rafale, avaliados em quase 6,3 bilhões de euros. Como o Kuwait, o pequeno Emirado está modernizando sua frota,
tendo o cuidado de diversificar seus fornecedores. Se as novas 36 opções forem exercidas, o Catar terá uma frota de 72 aeronaves Rafale.
O Catar é um fiel cliente da fabricante francesa ao qual adquiriu ao longo dos anos, Mirage F1, Alpha Jet e Mirage 2000. A Força Aérea do catar atualmente possui 12 caças Mirage 2000-5, entregues na década de 1990, que participaram de operações na Líbia junto à França, como parte da coalizão internacional em 2011. O novo contrato também fortalece a parceria estratégica entre Paris e Doha, criada no âmbito do acordo intergovernamental de Cooperação Bilateral assinada em maio de 2015.
Outros contratos incluíram a venda da 50 Airbus A321 representando um contrato de 5,5 bilhões de euros, afirmou o Palácio Elysee. O contrato de operação e manutenção do metrô de Doha e do trem elétrico de Lusail chega a três bilhões de euros, disse Guillaume Pepy, presidente do conselho da SNCF.
Clientes Rafale
França |
180 sendo já 149 entregues |
Catar |
24 + 12 Opção para mais 36 |
Índia |
36 Em negociação um novo lote 36 |
Egito |
24 Dependendo financiamento poderá ter novo lote |
Aeronaves Rafale vendas firme 276 (07DEZ2017).
Em negociação Malásia, Bélgica, Suíça, Finlândia,