Um dos ícones da indústria militar da Argentina é a Família de Blindados conhecidos como TAM (Tanque Argentino Mediano). Um projeto baseado no Infantry Combat Vehicle AIFV Marder do Exército Alemão dos anos 70.
Desenvolvido especialmente para atender a requisitos do Exército Argentino, a empresa alemã Thyssen – Henschel iniciou os trabalhos em 1974. Em 1979 foram testados 3 protótipos na Argentina. Uma produção esperada de 512 viaturas entre o TAM e a versão VCTP (Vehiculo de Combate y Transporte de Personal).
Em 1986 a produção encerra com 256 veículos entregues. Reinicia e é completado um segundo lote em 1994.
Frota da Família TAM no Ejército Argentino
|
||
Modelo
|
Descrição
|
Quantidade
|
TAM
|
Tanque Argentino Mediano
|
376
|
VCTP
|
Vehiculo de Combate y Transporte de Personal
|
216 |
VCTM
|
Vehiculo de Combate y Transporte de Mortero Thomson Brandt 120mm
|
50
|
AAH
|
Equipado com uma torre Palmaria 155mm
|
15
|
O estado atual de manutenimento e operacionalidade das viaturas da Família TAM no Ejército Argentino é desconhecido. Nos últimos anos foram anunciados vários programas de modernização do TAM, entre eles: a introdução de visores termográficos, mira laser e a adoção de um canhão de 120 mm de alma lisa (substituindo o atual 105mm raiado).
Para a produção do TAM na Argentina foi criada a empresa TAMSE ( Tanque Argentino Mediano Sociedad del Estado). As sucessivas crises políticas e econômicas da Argentina levaram à dissolução da TAMSE e o encerramento das atividades no TAM.
A característica principal do TAM foi de incorporar o poder de fogo do canhão de 105mm raiado similar ao L7A3 (igual ao do Leopard1A5BR), em um chassis de 30 toneladas (peso em ordem de combate 32t).
O que garante boa mobilidade nas condições do Teatro Operacional do Pampa Argentino. A crítica maior reside na sua blindagem relativamente leve frente à munição de 105 e 120 mm, sem falar nos mísseis anti-carro. O desenho do TAM de colocar o motor na parte dianteira (usando-o como elemento de blindagem), e acessos pela parte traseira é o mesmo adotado pelo General Israel Tal no desenvolvimento do Carro de Combate Merkava.
A severa crise econômica da Argentina após o ano de 2000 tem congelado e postergado todos os planos de modernização anunciados.
É o que um participante do SINPRODE comentou à DefesaNet:
“A modernização real que estamos implantado nos TAM é dar-lhes condições operacionais similares a de 20 anos atrás.”
Características Técnicas do Tanque Argentino Mediano – TAM |
|
Motor | MTU 720HP Diesel 6 Cilindros em V |
Transmissão | Renk HSWL -204 |
Autonomia | 520km (930km com tanques suplementares) |
Combustível | 635 l + 400l (1035l) |
Velocidade | 75km/h máxima – 60 km cruzeiro |
Peso | 29.000 kg (em ordem de combate cerca 32 t) |
Tripulação | 4 – Comandante – Atirador – Municiador – Motorista |
Canhão | 105mm L51 com baixa força de recuo ( menor cadência de tiro) |
munições | APFS – APDS – HESH – HEAT |
Alcance | 3.000 m |
Secundário | metralhadora 7,62 torre e coaxial |
Visor Panorâmico | Peri-R/TA 8x e 2x |
Laser | Telêmetro Laser 8x |