Em discreta cerimônia a SAFRAN Helicopters Engines do Brasil, comemorou os 40 anos de presença, no dia 8 de Novembro de 2017.
Mais conhecida pela marca Turbomeca a SAFRAN equipa centenas de helicópteros no Brasil. Está vinculada a instalação da planta da HELIBRAS, em Itajubá, com a montagem dos helicópteros Esquilo e Pantera para o Exército e mercado civil.
O Centro de Revisão de Motores SAFRAN Helicopter Engines foi inaugurado em Xerém, em 2002, e a primeira turbina Arriel 1 revisada no Brasil foi entregue em 2003, seguido do primeiro Makila 1, em 2005, e o primeiro Arriel 2, em 2006.
Mais recentemente, 2012, com o projeto H-XBR de um novo impulso se qualificando para montagem e manutenção das turbinas MAKILA 2 e também da APU Saphir 20.
Em Outubro de 2017, o a SAFRAN, assinou um contrato de Apoio Logístico para as turbinas Makila 2A1, H-XBR. Este contrato consolida a SAFRAN no Mercado Militar Brasileiro e abre possibilidades para outras famílias de turbinas.
Cerca de 60 turbinas Makila 2A1 estão em operação no Brasil e até 2022 serão 100. Durante os primeiros 6 anos do contrato de apoio logístico a frota de H-XBR voou 38.000 horas e para os próximos 5 anos é previsto atingir 50.000 horas.
40 ANOS DA SAFRAN HELICOPTER ENGINES NO BRASIL
Discurso Bruno Even
Presidente da Safran Helicopter Engines
Xerém, 8 de Novembro de 2017
Senhoras e Senhores,
É um grande prazer para mim estar hoje com vocês no Rio, para comemorar os 40 anos da existência da Safran Helicopter Engines no Brasil.
Nossa história no Brasil começou em 1977 com a criação de um escritório comercial para fornecer suporte técnico e logístico na chegada dos primeiros helicópteros Esquilos da Marinha do Brasil equipados com o nosso motor Arriel 1.
O ano de 1983 marcou uma nova etapa da nossa presença no Brasil com a construção do nosso centro de manutenção no aeroporto de Jacarepaguá no Rio, em resposta ao forte crescimento da frota de Esquilos nos mercados civil e militar.
Este crescimento se acelerou a partir da década de 1990 com a chegada dos Super Pumas e Panteras nas Forças Armadas brasileiras e decidimos expandir nossa capacidade de suporte no Brasil para melhor atender às expectativas de nossos clientes.
O Centro de Revisão de Motores Safran Helicopter Engines foi inaugurado em Xerém em 2002 e o primeiro motor Arriel 1 revisado no Brasil foi entregue em 2003, seguido do primeiro Makila 1 em 2005 e o primeiro Arriel 2 em 2006.
As certificações da EASA e da FAA permitiram que o centro de Xerém revisasse não apenas os motores de nossos clientes brasileiros e latino-americanos, mas também motores do mundo inteiro como parte de nossa estratégia industrial global. Xerém é hoje um dos nossos 4 maiores centros industriais globais de excelência e, desde 2002, mais de 3.000 motores Arriel e Makila foram revisados em Xerém.
Na década de 2000, experimentamos um forte crescimento do mercado offshore com a chegada dos helicópteros S76 equipados com os nossos motores Arriel 2, que vieram através da assinatura dos primeiros contratos por hora de voo.
O Exército brasileiro também decidiu modernizar sua frota de Panteras, com a instalação da versão mais poderosa do nosso motor Arriel 2.
Por fim, em 2011, as Forças Armadas brasileiras fizeram a aquisição de 50 helicópteros H725 equipados com nossos motores Makila 2 e APU Saphir 20. Com isso nós nos comprometemos com um acordo de cooperação industrial a criar uma linha de montagem no Brasil de motores novos Makila 2 e APU Saphir 20.
Mais de 10 milhões de euros foram investidos na expansão das capacidades industriais do nosso centro de Xerém com a construção de um novo banco de provas Makila e APU, que tive o prazer de inaugurar em setembro de 2012. Paralelamente, assinamos com as Forças Armadas brasileiras em 2011 o primeiro contrato de suporte global para motores Makila 2, que acabamos de renovar o mês passado até 2022.
A partir de 2018 iniciaremos no Brasil as operações dos helicópteros Bell 205 do nosso cliente Helisul com nosso motor Arrius 2R.
Esses 40 anos de presença no Brasil demonstraram nosso constante desejo de acompanhar, de forma estreita o desenvolvimento dos nossos clientes e permitiram criar um forte relacionamento de cooperação e confiança, com as instituições do governo brasileiro e a sociedade civil.
A história dos 40 anos foi escrita por vocês, mulheres e homens da Safran Helicopter Engines Brasil, que asseguram 24 horas por dia, 7 dias por semana, o suporte dos 1.500 motores que voam na América Latina.
A melhoria contínua da qualidade de nossos produtos, serviços e de processos industriais é fruto de suas ações.
O espírito de equipe, o engajamento e o profissionalismo de cada um foram essenciais para a satisfação de nossos clientes.
Nossas famílias de motores Arriel, Arrius e Makila foram as chaves para o nosso crescimento nesses últimos 40 anos.
Graças à nossa estratégia de investimento em alta tecnologia, no longo prazo, nossas novas famílias de motores: Arano, Aneto e Ardiden estão prontas para assumir a partir de agora e voar no céu brasileiro nas próximas décadas.
Comemorar 40 anos no Brasil é um momento especial e desejo-lhes um feliz aniversário.
Xerem, 8 de novembro de 2017
Bruno Even, Presidente da Safran Helicopter Engines
Bruno Even, Presidente da SAFRAN Helicopter Engines, e Francois Haas, da SAFRAN BRASIL, ao fundo, acompanham equipes de produção.