Nota DefesaNet
Documentos liberados pela Embaixada Americana,
Brasília DF,
13OUT2017
Washington – O Departamento de Comércio reafirmou sua intenção de ampliar e aprofundar a parceria com o Brasil no setor de defesa durante o Diálogo da Indústria de Defesa Brasil-EUA (DID), realizado hoje como parte da reunião anual da Associação do Exército dos EUA, em Washington. Funcionários dos Departamentos de Comércio, Defesa e Estado receberam uma delegação de alto nível de 42 representantes do governo e da indústria brasileira, incluindo o secretário de Produtos de Defesa, Flávio Basílio.
“O objetivo desse diálogo é fortalecer as parcerias comerciais entre nossas indústrias de defesa para que ambas cresçam e se beneficiem do relacionamento robusto já existente entre os nossos setores de defesa”, disse o assessor de política sênior do secretário de comércio internacional Joe Laroski durante o encerramento do Diálogo.
Mais de 120 representantes do governo e da indústria brasileira e americana participaram do Diálogo e destacaram a importância dessas questões para os dois países. A segunda edição do DID focou no avanço dos temas da parceria comercial e da política industrial e regulatória.
A declaração conjunta destaca vários resultados da discussão, incluindo os compromissos para continuar a negociar acordos bilaterais necessários, explorar oportunidades de parcerias comerciais concretas entre as duas indústrias e identificar quais são os modelos de cooperação de relevância binacional para estimular o crescimento tecnológico entre os setores de defesa dos dois países.
Declaração conjunta: Diálogo da Indústria de Defesa Brasil-EUA (DID): Segunda reunião
Washington, D.C. Os governos dos Estados Unidos e do Brasil assinaram uma carta de intenção para explorar a colaboração conjunta do comércio de defesa em 30 de setembro de 2016. No primeiro ano, o Diálogo da Indústria da Defesa (DID) alcançou progressos nos controles de exportação e de outras questões regulamentares. Neste seu segundo ano, os principais objetivos são fortalecer o comércio bilateral de defesa e investimento e aumentar a cooperação tecnológica:
Principais destaques até à dataA primeira reunião, realizada em Brasília em setembro de 2016, incluía a participação de 150 representantes do alto escalão dos setores público e privado. Desde então, atividades trimestrais foram organizadas e permitiu que os EUA e as indústrias de defesa brasileira criassem uma rede de contatos com os principais funcionários do governo e também para trocar conhecimento sobre os regulamentos e as políticas de relevância. O DID também alcançou os seguintes pontos na nossa relação bilateral de comércio de defesa:
Temas prioritários e próximos passos do DIDParceria comercial & industrial Para aumentar a parceria bilateral da indústria, os governos americano e brasileiro continuarão a trabalhar para estabelecer uma estrutura para a cooperação bilateral avançada. Especificamente, continuaremos a negociar os acordos necessários, incluindo o acordo de Investigação, Desenvolvimento, Ensaio e Avaliação (RDT&E); e identificar quais os modelos de cooperação binacional para serem alcançados em médio e longo prazo. Transferência de tecnologia, controle de exportação e conformidade Promover a compreensão mútua dos regimes de controle e de conformidade das outras exportações, bem como a ampla gama de tecnologias transferíveis. Os governos dos EUA e do Brasil manterão abertos os canais de comunicação governamentais para permitir a consulta em casos específicos; e continuar o engajamento bilateral nas melhores práticas para a reforma do controle de exportação; planejamento e implementação de uma série de atividades sustentada para as partes interessadas da indústria e do governo. Política regulatória e industrial Em andamento desde 05 de outubro de 2017, DID Webinar “Buy America Act” para a indústria de defesa brasileira continuará a promover reuniões e uma serie de Webinar para fornecer os EUA e as indústrias brasileiras maior compreensão dos regulamentos e políticas de interesse mútuo. CompromissoPor ocasião do Segundo Diálogo da Indústria de Defesa EUA-Brasil (DID) realizado em Washington, D.C. 10 de outubro de 2017, os participantes reafirmam sua intenção de continuar a apoiar a cooperação bilateral entre os EUA e as indústrias de defesa brasileira baseado na estrutura estabelecida pelo diálogo. A iniciativa tem o apoio das principais associações de negócios, de defesa e membros e depende da sua participação para avançar os objetivos desse mecanismo inovador e bilateral. O DID vai além de uma discussão geral e melhora a colaboração no comércio de defesa, avançando as metas concretas: o estabelecimento de parcerias comerciais e industriais; examinar e clarificar os controles e a observância das exportações; desenvolver uma melhor compreensão da política regulamentar e industrial; e explorar o reconhecimento mútuo da certificação de produtos militares. |