Ten Emília Maria
Foi realizada, nesta terça-feira (10/10), a abertura da exposição “Força Aérea Brasileira: De Santos Dumont a Dimensão 22”, no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Itens pessoais do Pai da Aviação, como o chapéu que costumava usar, e réplicas em tamanho real de suas aeronaves 14 Bis e Demoiselle, representam os primórdios da Aeronáutica e demonstram não só o empenho de Alberto Santos Dumont com suas invenções, mas também suas características particulares.
A Tenente Historiadora Rachel Motta Cardoso, do Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Rio de Janeiro (RJ), explica a importância do acervo, com destaque para a réplica do 14 Bis, retirada pela primeira vez do museu para ser exposta em outro local. “Essa réplica é importante por não existir mais nenhum original e por ter sido toda construída por uma equipe de militares da FAB. E os itens pessoais de Santos Dumont trazem o lado do sentimento, de aproximar a figura do gênio aos visitantes, mostrando seus objetos cotidianos”, explica ela.
“Além disso, o público vai ter acesso às duas principais aeronaves de Santos Dumont, o 14 Bis que deu início a tudo e é a origem da Aeronáutica, e o Demoiselle, que era sua proposta de democratização da aviação, pois seu objetivo era que qualquer cidadão pudesse ter uma aeronave desse modelo”, complementa a Tenente Motta.
Na mostra, o presente e o futuro da Força Aérea Brasileira também podem ser conhecidos pelos visitantes, com destaque para a recém lançada campanha Dimensão 22, que apresenta o conceito que simboliza a responsabilidade da FAB no cumprimento de sua missão: “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, por meio das ações de Controlar, Defender e Integrar, num cenário tridimensional de 22 milhões de quilômetros quadrados. Miniaturas de aeronaves como o novo caça da FAB, o Gripen NG, e o novo cargueiro, o KC-390, também fazem parte da exposição.
Abertura
O evento oficial de abertura da exposição teve a presença de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de representantes do Alto-Comando da Aeronáutica. Em seu discurso, o Diretor-Geral da Câmara dos Deputados, Lucio Henrique Xavier Lopes, falou da importância da dedicação dos militares da FAB. “O futuro da Força Aérea passa pelo sacrifício daqueles que nela trabalham e trabalharam”, ressaltou.
A Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, Deputada Bruna Furlan, apresentou um panorama histórico da Aeronáutica, destacando os feitos de Santos Dumont e outras personalidades, como os pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, que combateram na Segunda Guerra Mundial, e o patrono da FAB, Marechal do Ar Eduardo Gomes.
Além disso, a Deputada destacou a relevância da exposição sobre a Dimensão 22. “O mesmo orgulho que sentimos das proezas de Santos Dumont, sentimos da história da FAB. Os painéis dessa exposição ajudarão os brasileiros a entender a responsabilidade da Força Aérea em proteger e monitorar nosso País”, resumiu Bruna Furlan.
E, dirigindo-se ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, garantiu: “esteja seguro do nosso compromisso com os projetos estratégicos da FAB e de que continuaremos apoiando suas iniciativas”. O Comandante agradeceu pelo espaço para mostrar o trabalho da FAB e ressaltou o lançamento, para o público externo, da campanha Dimensão 22.
“Nossa Força é atuante em toda essa área de 22 milhões de quilômetros quadrados, seja na defesa da soberania do nosso espaço aéreo, na integração ou no desenvolvimento de tecnologia. Essa é uma excelente oportunidade para todo o Brasil conhecer o trabalho da FAB”, disse o Tenente-Brigadeiro Rossato.
Visitação
A exposição é aberta ao público, de acordo com as normas de visitação do Congresso Nacional, e estará montada no Salão Negro da Câmara dos Deputados, até o dia 29 de outubro. Os visitantes externos podem conhecer a mostra de quinta a segunda-feira, das 9h às 16h30.
Serviço
Exposição "Força Aérea Brasileira: De Santos Dumont a Dimensão 22"
Data: 10 a 29/10
Local: Salão Negro da Câmara dos Deputados
Entrada gratuita e aberta ao público
Fotos: Agência Força Aérea / FAB