A IAI, em colaboração com a ST Engineering, venceu o programa Aviation Challenge 1 (AC1) no Aeroporto Changi de Singapura. A IAI apresentou à Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS) uma solução abrangente para melhorar o processamento de bagagem tanto para voos partindo do Aeroporto Changi quanto para os que aí chegam.
O sistema trará significativa melhora na experiência dos passageiros ao reduzir perdas e danos de bagagens. Mais de 20 equipes/empresas participaram do Aviation Challenge 1 (AC1), enviando suas propostas. Cinco delas foram selecionadas para a etapa final de construção em escala real de um sistema demo com o patrocínio da CAAS. A competição terminou hoje, com o anúncio da equipe vencedora da IAI & STD, que submeteu a solução ponta a ponta mais abrangente e robusta.
Um sistema de bagagem multivoo rastreia, seleciona e transfere cada item de bagagem ao respectivo voo para ser carregado em carrinhos de bagagem padrão (BTs) do Aeroporto Changi. Mesas de transferência especiais instaladas nas esteiras de bagagem existentes direcionam cada peça de bagagem para que seja transferida ao BT designado. Braços robóticos cuidadosamente recolhem cada item de bagagem e os colocam no BT direcionado ao voo correspondente.
O carrinho é continuamente escaneado com sensores avançados que analisam seu volume tridimensional para identificar o melhor local onde guardar cada item de bagagem. Também são apresentados tratores autônomos de bagagem (ABT) que se dirigem autonomamente para o avião, utilizando transponders RFID e sinais de GPS para transportar carrinhos carregados de bagagem até a aeronave.
A IAI mostrou um modelo de aparelho especial de carregamento que facilita a carga e descarga de bagagem no avião, permitindo aos empregados circularem com facilidade no compartimento de carga do avião sem precisar abaixar-se dentro do espaço compacto. Além disso, a empresa apresentou o primeiro Changi BT Offloader.
Esse descarregador automaticamente ergue e inclina o BT com a bagagem dos voos de chegada e a transfere à esteira do aeroporto. Um BT cheio é descarregado em cerca de um minuto sem necessidade de operadores para retirar cada item de bagagem. O sistema também pode ser adaptado para carregar e descarregar contêineres ULD.
O Sistema da IAI oferece ao Aeroporto Changi vantagens únicas, incluindo:
– Aumento da capacidade do aeroporto e de descarga em até 600% com o mesmo número de funcionários
– Econômico, utiliza e é compatível com a infraestrutura já existente do aeroporto (BTs, etc.)
– Sistema multivoo de seleção e deslocamento de bagagem
– Rastreio melhorado de bagagem
– Redução substancial de danos a bagagens
– Melhora na saúde dos funcionários
– Muito fácil de operar, sem necessidade de treinamento extensivo ou conhecimento técnico
Shaul Shahar,vice-presidente executivo da IAI e gerente geral do Grupo de Aeronaves Militares: “O sucesso dessa tecnologia de ponta robótica e autônoma reafirma a IAI como provedora de soluções avançadas para as operações em aeroportos. Singapura é muito respeitada por ter adotado desde já as mais modernas soluções de alta tecnologia, com outros países acompanhando de perto suas inovações”.