Uma embarcação de inspeção da Marinha da Austrália localizou uma aeronave militar dos Estados Unidos que caiu no litoral nordeste australiano no fim de semana e deixou três fuzileiros navais desaparecidos, informou a ministra da Defesa da Austrália, Marise Payne, nesta segunda-feira.
Os mergulhadores da Marinha realizarão operações com veículos submarinos de controle remoto antes de decidir se enviam mergulhadores, disse Payne em um comunicado.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA suspendeu uma busca pelos três integrantes desaparecidos desde que a aeronave MV-22 caiu enquanto realizava operações de rotina no sábado.
Os fuzileiros navais descreveram o incidente como um "infortúnio" e disseram que ele está sendo investigado.
"O navio de inspeção Melville da Marinha Real da Austrália chegou à baía de Shoalwater de ontem para hoje", disse Payne no comunicado. "Pouco depois de iniciar operações de inspeção na área, a aeronave submersa foi localizada".
A aeronave havia decolado do navio de ataque anfíbio USS Bonhomme Richard (LHD 6) e conduzia operações de rotina quando caiu, de acordo com o Corpo de Fuzileiros Navais.
Vinte e três outras pessoas a bordo foram resgatadas.
Mais cedo os Fuzileiros Navais haviam dito que substituíram um esforço de busca e resgate por uma operação de recuperação, que pode durar vários meses.