Aspirante Aline Fuzisaki
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre os dias 7 e 8 de junho, um treinamento conjunto com militares do Exército Brasileiro (EB). O exercício denominado Onça Alada contou com militares do efetivo do Comando Militar do Norte, visando ao adestramento da tropa em operações helitransportadas e a reciclagem de militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva que já tinham realizado esse tipo de treinamento.
O apoio ao EB foi oferecido pelo 1º/8º Grupo de Aviação (Esquadrão Falcão), sediado na Ala 9, na cidade de Belém (PA), com o uso dos helicópteros H-36 Caracal.
Durante os dois dias de exercício, os militares receberam instruções teóricas no auditório do Esquadrão, além de treinamentos estáticos nas aeronaves, que, posteriormente, foram praticados em voo.
O primeiro exercício colocado em prática foi o Helocasting, uma técnica de infiltração de tropa em que os militares saltam na água enquanto o helicóptero realiza um voo com baixa velocidade e altura.
Num segundo momento, foi realizado rapel, outro método de infiltração de tropa que utiliza cordas, com o helicóptero em voo pairado.
“É uma oportunidade extremamente válida trabalhar com as forças amigas, uma vez que há um crescimento doutrinário e operacional tanto da tropa quanto dos pilotos e tripulantes que participam da missão”, avaliou o Tenente Aviador João Paulo Molina, piloto do 1º/8º GAV.
Fotos: SCS, 1º/8º GAV – FAB