Tenente Cynthia Fernandes
Um helicóptero H-36 Caracal do Esquadrão Puma (3º/8º GAV) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Recife (PE), no fim da tarde desta terça-feira (30/05), para dar apoio às vítimas das enchentes na região.
Ao todo, 12 militares compõem a tripulação da aeronave que decolou do Rio de Janeiro (RJ) na segunda-feira, e não tem previsão de retorno.
O Ministério da Defesa solicitou a participação das três Forças Armadas, após as fortes chuvas que atingiram os estados de Alagoas e Pernambuco.
Um helicóptero H-36 da Marinha do Brasil também está engajado na mesma missão. Mais de 30 mil pessoas estão desabrigadas. No primeiro dia de missão foram transportados cerca de 1.500 litros de água para a cidade de Barreiros (PE), situada a 100 km da capital.
O material foi destinado pela Defesa Civil às populações ilhadas devido às fortes chuvas. Ainda pela manhã, a tripulação fez um voo de reconhecimento para definir os pontos estratégicos da missão. A equipe da FAB ficará responsável por levar alimentos e água para áreas mais atingidas pelas chuvas e, também, fazer o transporte de desabrigados.
Capacidade – A aeronave pode transportar até 29 pessoas, além de seus dois pilotos, e tem grande capacidade para carga. Possui modernos sistemas aviônicos e de monitoramento redundante que garantem elevado desempenho e máxima segurança.
O Caracal realiza voos a qualquer hora do dia ou da noite para cumprir missões de busca e salvamento, resgate em combate, operações especiais, evacuação aeromédica, transporte logístico e apoio às comunidades nos casos de calamidades públicas.