A Boeing anuncia hoje mais um marco ao apresentar o primeiro 737 MAX 9. Em acordo com o cronograma inicial da companhia, a aeronave foi exibida diante de milhares de funcionários na fábrica da Boeing em Renton, no estado de Washington, Estados Unidos. O modelo é o segundo e maior membro da família de aeronaves 737 MAX, que apresenta capacidade de voo de 6.509 quilômetros (3.515 milhas náuticas) e que pode transportar 220 passageiros.
Após sua apresentação, o avião passará por processos de verificação de sistemas de voo, de reabastecimento e de motores. Uma vez concluído, o modelo segue para a etapa de voos de testes, processo programado para as próximas semanas e que consiste na fase final de verificação das características operacionais e de desempenho geral de toda nova aeronave.
“O time do 737 MAX continua a desenvolver um trabalho fantástico ao nos permitir alcançar esses marcos dentro do cronograma estabelecido”, celebra Keith Leverkuhn, vice-presidente e gerente geral do programa 737, da Boeing Aviação Comercial. “Nosso foco primário é a entrega de uma aeronave que mantenha a confiabilidade lendária que nossos clientes de 737 conhecem, unindo a tudo isso a flexibilidade otimizada e a capacidade de alcance que eles desejam”.
O 737 MAX 9 deverá entrar em operação em 2018, tendo como primeiro cliente a companhia aérea indonésia Lion Air. Paralelamente, o 737 MAX 8 segue o cronograma estabelecido e tem sua primeira entrega programada para este ano – no Brasil, o primeiro será entregue à GOL em 2018.
A família 737 MAX foi desenvolvida para oferecer aos seus operadores flexibilidade, eficiência e desempenho acima da média, aliando a esses pontos menor custo por assento e autonomia de voo capaz de criar novas rotas no mercado de aeronaves de corredor único (single-aisle). Os 737 MAX 8 e 9 serão seguidos pelo 737 MAX 7 em 2019 e pelo modelo de maior capacidade MAX 200, enquanto estudos e discussões seguem em andamento com os clientes da Boeing a fim de expandir a família de aeronaves.
A família 737 MAX é a que registra venda mais rápida em toda a história da Boeing, tendo até o momento acumulado mais de 3.600 pedidos de 83 clientes em todo o mundo.