Os ministros da Cultura, Roberto Freire, e da Defesa, Raul Jungmann, selaram na manhã desta quarta-feira (1º), em Brasília, parceria para revitalizar o Parque Histórico Nacional dos Guararapes (PHNdos Guararapes), no município de Jaboatão de Guararapes (PE), na Região Metropolitana do Recife.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Parque foi palco de um dos mais importantes episódios da história nacional: a Batalha dos Guararapes (1648 -1649), que consistiu em enfrentamentos entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da região Nordeste do Brasil. As batalhas resultaram no fim da ocupação holandesa e na consolidação da soberania portuguesa na área, que hoje faz parte do Grande Recife. O Dia do Exército Brasileiro é comemorado na data da vitória brasileira na 1ª Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648.
Criado em 1971, o Parque conta com uma área de 3,63 quilômetros quadrados, parte dela sob responsabilidade do Exército. O local também contempla a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, templo barroco que guarda os restos mortais dos heróis das lutas travadas no local.
O ministro Roberto Freire quer investir na infraestrutura do parque para receber turistas e a comunidade, e que abrigue uma exposição sobre a sua importância histórica. “Queremos um grande projeto unindo esses dois ministérios: o da Defesa e o da Cultura. Além do memorial, ele deve ser algo que tenha infraestrutura para lhe dar sustentabilidade. Não podemos deixar passar a oportunidade de dar uma destinação a um sitio histórico como aquele”, afirmou o ministro.
O ministro Raul Jungmann destacou que o projeto deve prever a recuperação das edificações existentes no Parque. “O local foi berço da formação da nossa nacionalidade, onde surgiu o sentimento de Pátria. Tem grande significado para o País e por isso, é importante sua preservação e revitalização ”, apontou.
Acompanhados da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Débora Albuquerque, e do secretário geral do Ministério da Defesa, general Silva e Luna, os ministros iniciaram as tratativas para organizar como será a elaboração do projeto, definir responsabilidades e ampliar o número de parceiros envolvidos, como entidades vinculadas ao MinC e à prefeitura municipal de Guararapes.