Search
Close this search box.

Curso inédito no Brasil pesquisará novas capacidades dos futuros pilotos

Ten Flávio Nishimori


As novas capacidades necessárias aos futuros pilotos das aeronaves de última geração, como o avião de caça Gripen NG, estão entre as temáticas de pesquisa da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional no Setor Aeroespacial. As atividades do curso inédito no Brasil que visa promover a pesquisa do desempenho operacional dos militares iniciaram na terça-feira (13/09). O programa de mestrado é oferecido pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ).

O coordenador do curso, Coronel Gilvan Vasconcelos da Silva, destacou a importância da pesquisa sobre o desempenho humano na preparação dos pilotos que irão operar o novo caça Gripen NG.

“A aeronave Gripen NG faz parte de uma categoria de aeronaves com alta capacidade de carga G, com um grande número de sistemas a serem operadas ao mesmo tempo, e que demanda uma maior preparação biopsicossocial do piloto. Para obter o máximo desempenho da máquina é necessário que o piloto esteja muito mais capacitado. Como um atleta de alto rendimento olímpico, o operador da aeronave tem que estar em seu mais alto patamar de preparação física, psíquica, cognitiva e social. O Programa vai ao encontro desta necessidade operacional visando a preparação dos pilotos para essa nova tecnologia”, ressalta.

O novo programa de pós-graduação tem como objetivo a melhoria do nível de desempenho humano operacional no setor aeroespacial, por meio da capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas e de produções técnicas, face às demandas laborais decorrentes das diferentes atividades desempenhadas pelos recursos humanos no setor aeroespacial. Além disso, visa possibilitar que os sistemas de armas sejam projetados, desenvolvidos e adquiridos a partir de dados científicos sobre o Elemento Humano e seu desempenho. 

Primeira turma – Para a primeira turma do Programa foram disponibilizadas oito vagas para militares e civis do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Armadas. Os interessados passaram por um processo de seleção através da análise e avaliação de projeto preliminar do trabalho de conclusão do curso, prova de compreensão de língua inglesa e entrevista. Dos dez candidatos inscritos, foram selecionados quatro militares que fazem parte da primeira turma do Programa.

“O Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional da Universidade da Força Aérea é de extrema relevância para o desenvolvimento e aprimoramento de pesquisas que avaliem fatores biopsicossociais e sua influência no rendimento e eficiência dos militares no cumprimento das missões. Além de fomentar tais investigações de campo, o programa irá especializar oficiais das mais diversas áreas de atuação, promovendo a constante busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento profissional”, explicou a professora doutora do corpo docente do programa, Tenente Grace Guindani Vidal.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter