Este sistema de mísseis costeiros inovador irá implantar duas munições diferentes, Marte ER (a versão de Alcance Prolongado do míssil Marte) e Exocet MM40 Block 3, e será capaz de trabalhar em modo autónomo com seu próprio radar, ou, alternativamente, por data-linking para um nível superior dentro de uma rede de vigilância costeira mais amplo. O fornecimento destes sistemas de mísseis costeiros permitirá que o QENF impeça os navios hostis de alcançar e ameaçar suas águas territoriais. Com este novo contrato assinado pela MBDA, a parceria entre os três países – Qatar, Itália e França – é confirmado e reforçado em um ambiente estratégico como a defesa.
Antoine Bouvier, CEO da MBDA, comentou: "Estou muito contente que o Qatar confirmou a confiança depositada na MBDA para suas necessidades de defesa, apenas alguns meses após a assinatura do memorando de entendimento durante a exposição DIMDEX. MBDA é agora um dos fornecedores de defesa mais importantes para o país e continuará a mostrar o seu compromisso de longa data e apoio para as Forças Armadas do Catar. O contrato de hoje segue àquele assinado com as Forças Navais do Emirado do Catar em junho passado para fornecer os novos navios de guerra recentemente adquiridos a partir de Fincantieri com mísseis da MBDA ".
Pasquale Di Bartolomeo, diretor de estratégia do Grupo Executivo da MBDA, disse: "Tenho o prazer de estar em Doha nesta manhã para assinar este contrato em nome da MBDA. Este é um novo sucesso significativo para a Companhia. Em particular, este contrato irá envolver profundamente as atividades de engenharia e fabricação das instalações italianas. É importante reforçar que este programa representa uma confirmação das capacidades de Marte ER: MBDA é capaz de reafirmar sua supremacia no setor de mísseis anti-navio, fornecendo soluções diferentes e escaláveis para seus clientes em todo o mundo".