A mídia alemã fala frequentemente de "guerra híbrida". Entretanto, ninguém sabe o que significa o termo. Ao mesmo tempo, o governo alemão já planejou quais serão as medidas contra essa guerra e encontrou a fonte da ameaça – a Rússia.
Em entrevista à Sputnik Alemanha, o deputato do Bundestag (parlamento da Alemanha) Andrej Hanko disse que ainda não há definição clara para o termo “guerra híbrida” entre os parlamentares da Alemanha. Segundo o político, em geral o termo significa uma fusão de atores governamentais e não governamentais, propaganda e demonstração de suas armas.
"Não recebi nenhuma resposta concreta do governo federal ao meu pedido se realmente a Alemanha pode estar sujeita a quaisquer ameaças híbridas. Entretanto, sem dúvida que se trata da Rússia", disse Hanko.
"Tenho a impressão que isso é somente uma palavra da moda criada para provocar receios e legitimar o reforço militar dentro e fora do país e para fortalecer a inteligência no estrangeiro", acrescentou.
Hanko afirmou que o governo alemão toma várias medidas em níveis diferentes para reforçar suas capacidades militares.
Antes se tornou público que o governo alemão planeja introduzir um novo conceito de defesa civil que contém medidas para proteger a população contra ataques armados, atentados, ciberataques e outras situações de emergência.