Search
Close this search box.

Alemanha registra aumento na exportação de armas

As exportações de armas alemãs quase dobraram em 2015 em relação ao ano anterior, segundo reportagem publicada neste domingo (03/07) pelo jornal Welt am Sonntag. Catar e Arábia Saudita foram os principais compradores.

A publicação se baseia num relatório de 180 páginas que deve ser divulgado na quarta-feira pelo Ministério alemão da Economia.

No ano passado, o país faturou 7,8 bilhões de euros com a exportação de armas, contra 4 bilhões de euros registrados em 2014. O valor também um pouco maior do que os 7,5 bilhões estimados em fevereiro deste ano.

O Catar, país do Golfo Pérsico acusado por partidos da oposição na Alemanha de financiar as atividades do grupo "Estado Islâmico" (EI), recebeu tanques de combate e artilharia pesada, bem como munições e veículos orçados em 1,6 bilhões de euros.

O ministro da Economia, Sigmar Gabriel, líder do Partido Social Democrata da Alemanha (SPD), fez tentativas para barrar o envio de armas ao Catar, mas foi derrotado por outros ministros do conselho de segurança do governo federal alemão.

As exportações para a Arábia Saudita, que também é alvo de críticas, foram realizadas em parceria com outros países, principalmente a França.

Segundo o jornal Welt am Sonntag, o Ministério da Economia alemão atribuiu o aumento geral da venda de armas alemãs em 2015 a fatores especiais, como a venda de quatro aeronaves ao Reino Unido no valor de 1,1 bilhão de euros.

De acordo com o ministério, a venda para o Reino Unido não foi problemática, porque representou um "fortalecimento" da política de defesa europeia e atendeu aos interesses da Alemanha na área da segurança.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter