FIDAE 2016 – PAVILHÃO BRASIL: ABIMDE – APEX BRASIL
Série de inovações e produtos apresentados pela ATECH empresa do Grupo Embraer. A ATECH é a empresa conhecida como a “System House” brasileira.
Solução de Segurança Cibernética da ATECH
A ATECH, empresa do Grupo Embraer, apresentou o ATHENA durante a FIDAE 2016 (Feira Internacional do Ar e Espaço). A solução voltada para o setor de Segurança Cibernética foi um dos destaques da empresa no evento.
O domínio das tecnologias para atuação efetiva nas questões cibernéticas é privilégio de poucos países, entre os quais o Brasil. O país conta com a inteligência e inovação da ATECH para dar suporte aos projetos dos setores público e privado, com soluções abrangentes e customizadas no estado da arte, com o objetivo de preservar ativos, reduzir perdas e agregar valor aos negócios.
Para isso, a ATECH desenvolveu o ATHENA, uma solução integrada de hadware e software, que opera como plataforma de segurança in-a-box. O produto viabiliza o acesso seguro de aplicações web por meio da internet ou de qualquer outra rede considerada de risco, valendo-se de recursos como firewalls redundantes; sistemas de detecção e prevenção de intrusão (IDS/IPS); sistema de registro de atividades para auditorias e investigações; mecanismos de monitoramento dos ativos de hardware e software; acesso seguro por meio de VPN e handening dos sistemas operacionais.
ATECH apresenta Sistema C2 Tático
Os diferenciais do Sistema C2 (Comando e Controle) Tático foram destaques da ATECH, empresa do Grupo Embraer, na FIDAE 2016 (Feira Internacional do Ar e Espaço). A ATECH é a empresa conhecida como a “System House” brasileira.
Procurando trazer maior flexibilidade às suas soluções de comando e controle, a ATECH desenvolveu um produto totalmente autocontido e modular, integrado a diferentes meios de comunicação, sensores e equipamentos remotos.
Desta forma, o C2 Tático posiciona-se como uma solução ágil e multifuncional para missões de vigilância para as Forças Militares e Policiais. Esse sistema se apropria das tecnologias de informação e comunicação, atuando em funções de comando, inclusive aumentando a capacidade de consciência situacional do comando de missão.
ATECH apresenta Sistema C4ISR
A ATECH, empresa do Grupo Embraer, apresentou as principais soluções tecnológicas na área de comando e controle durante a FIDAE 2016 (Feira Internacional do Ar e Espaço), entre elas o seu Sistema C4ISR (Comando, Controle, Comunicação, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento).
Utilizando sua longa experiência no desenvolvimento de sistemas de comando e controle a ATECH inova ao criar uma nova perspectiva de representação da consciência situacional, trabalhando com as mais variadas fontes de informação, sejam elas imagens, vídeos, radares e sensores de movimento. O C4ISR permite ao comando ter acesso a um conjunto significativo de informações, compartilhando dados com outros sistemas legados e tomando decisões mais assertivas sobre cenários complexos.
A ATECH se consolidou no mercado ao dominar o ciclo de vida completo de sistemas de comando e controle em áreas estratégicas, como a de Defesa. Iniciou esse ciclo como desenvolvedora e provedora de tecnologias complexas ao participar da implementação de sistemas críticos ligados à estratégia de defesa brasileira, como o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), o Sistema de Programação e Análise de Guerra Eletrônica e o Sistema de Comando e Controle das Força Aérea Brasileira (SISC2FAB).
Atech apresenta soluções de simulação
A ATECH, empresa do Grupo Embraer, apresentou na FIDAE 2016 (Feira Internacional do Ar e Espaço), soluções voltadas para simulação de ambientes reais de operações militares.
A ATECH possui grande experiência no desenvolvimento de soluções de simulação para as Forças Armadas Brasileiras, com sistemas integrados para cenários militares, que permitem a simulação de ambientes de comando e controle; atividades de guerra eletrônica; operações envolvendo artilharia antiaérea, incluindo atividades de radares de vigilância; operação de organização militar, com ou sem apoio aéreo, de acompanhamento e interceptação aérea; e integração de sistemas de operações com utilização de blindados e aviação do Exército.
Os sistemas integrados de simulação de cenário militar desenvolvidos pela ATECH são compostos por diferentes subsistemas de simulação: alvos aéreos, terrestres e navais; detecção de sensores; comando e controle; voo; informações de guerra eletrônica; carros de combate; artilharia antiaérea; e periscópio.
O Simulador de Operações Aéreas Militares (SOpM), apresenta-se como um exemplo das capacidades da organização, permitindo a geração de cenários para treinamento de Controladores de Defesa Aérea, contemplando funcionalidades como: simulação de interfaces externas; preparação, armazenamento e execução dos treinamentos; registro de dados para avaliação do aluno; execução simultânea de exercícios, entre outras.
ATECH apresenta Sistema de Missão e Combate
O Sistema de Missão e Combate da ATECH, empresa do Grupo Embraer, pode ser visto na FIDAE 2016 (Feira Internacional do Ar e Espaço). A ATECH traz todo seu conhecimento e expertise na área sistêmica para o desenvolvimento de sistemas embarcados em meios terrestres, aéreos e marítimos. A integração de sensores, armas e demais soluções de suporte na criação de uma consciência situacional mais efetiva transforma seu Sistema de Missão e Combate em uma poderosa ferramenta para a execução de variadas missões dentro das plataformas integradas de defesa do Grupo EMBRAER.
Sistemas Embarcados
Como parceira estratégica das Forças Armadas do Brasil, a ATECH vem atuando em diversos projetos de sistemas embarcados e executando atividades de:
– Desenvolvimento e Integração de Sistemas Embarcados;
– Desenvolvimento e Integração de Sistemas de Suporte a Missão;
– Logística: manutenção, treinamento de operações, treinamento de manutenção e documentação.
Nesse sentido, a ATECH destaca-se por sua presença no desenvolvimento do Sistema Tático de Missão Naval dos oito helicópteros adquiridos para a Marinha do Brasil, dentro do Programa HX-BR e no programa de Transferência de Tecnologia (offset) do Governo Brasileiro para o Programa P-3AM ORION, aeronave de Patrulha Marítima da FAB.
A empresa atua na modernização dos sistemas embarcados, na integração de novos sistemas à plataforma aérea e na capacitação de pessoal para manutenção dos sistemas da aeronave. A ATECH, mais recentemente, conduz, em parceria com a Força Aérea Brasileira e a SAAB, as atividades de transferência de tecnologia e desenvolvimento dos sistemas de suporte e missão, treinamento e simulação do programa F-X2.